Luxemburgo e Ronaldinho têm metas a alcançar. Silas enfrenta pela primeira vez seu ex-clube neste sábado

Ronaldinho e Luxemburgo na preparação para a estreia do Flamengo no Brasileiro
AE
Ronaldinho e Luxemburgo na preparação para a estreia do Flamengo no Brasileiro
Cercado de expectativa e com o título carioca invicto na bagagem, o Flamengo estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado, às 18h30, contra o Avaí , no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé. Sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo e com Ronaldinho Gaúcho no papel de principal estrela, os desafios individuais e coletivos são muitos e o primeiro rival é um semifinalista da Copa do Brasil.

iG Flamengo no Twitter: saiba tudo sobre seu time

Luxemburgo tem marcas a bater. Desde Carlinhos em 1999, apenas Caio Júnior conseguiu iniciar e terminar um Campeonato Brasileiro no comando do Flamengo. Foi em 2008, quando o time acabou na quinta colocação, depois de liderar a competição por várias rodadas e decepcionar na reta final, perdendo até mesmo a vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. Ele foi demitido ao fim da competição.

Já Ronaldinho Gaúcho, que volta a participar do Campeonato Brasileiro , o que não acontecia desde 2000, quando estava no Grêmio , tenta provar que ainda pode vestir a camisa da seleção brasileira. Ele ficou fora da convocação do técnico Mano Menezes para os amistosos contra Romênia e Holanda, que servirá para definir a lista para a Copa América. O jogador sonha em participar da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e das Olimpíadas de 2012, em Londres.

“Esse campeonato tem tudo para ser excepcional. A tendência é essa. Mas vamos esperar”, afirmou Luxemburgo, que venceu as duas primeiras edições do Brasileiro no sistema de pontos corridos, com Cruzeiro, em 2003, e Santos, em 2004, totalizando cinco títulos da competição.

Para o confronto com o Avaí, o treinador não contará com o lateral-direito Leonardo Moura . O jogador ainda sente dores no joelho direito e não tem data para voltar ao time. Rafael Galhardo será o seu substituto. A preocupação também é com a formação do adversário, que vai enfrentar o Vasco, quarta-feira, pela semifinal da Copa do Brasil , em Florianópolis.

“Fica difícil de saber. Vamos esperar, até porque eles também não têm um mundo de jogadores para colocar um time inteiro diferente do que enfrentou o Vasco”, comentou o técnico do Flamengo.

Silas vai enfrentar o Flamengo pela primeira vez desde que saiu do clube em 2010
AE
Silas vai enfrentar o Flamengo pela primeira vez desde que saiu do clube em 2010
O Avaí está no Rio desde terça-feira. O time treinou na Gávea, sede do Flamengo, nesta sexta-feira, mas os principais jogadores apenas descansaram no hotel em Copacabana, que serviu de concentração. A delegação viajou para Macaé logo depois do jogo ainda com a escalação indefinida.

Esse será também o primeiro confronto do técnico Silas com o Flamengo depois de sua demissão em 2010 , quando deixou o time sob muitas críticas e com a séria ameaça de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Ele foi substituído justamente por Vanderlei Luxemburgo.

FICHA TÉCNICA – FLAMENGO x AVAÍ
Local:
Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé (RJ)
Data: 21 de maio de 2011, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (ambos de GO)

FLAMENGO: Felipe, Rafael Galhardo, Welinton, David e Egídio; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Wanderley
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

AVAÍ: Renan, Bruno, Gustavo Bastos e Revson; Felipe, Marcinho Guerreiro, Acleisson, Marquinhos e Julinho; Marquinhos Gabriel e Rafael Coelho
Técnico: Silas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.