Com eliminações na Copa Libertadores e craques no DM, campeonato nacional começa "murcho"

O Brasileirão que começa neste sábado já viveu clima de muito mais expectativa do que o que tem atualmente. Com nomes que são reconhecidos em qualquer parte do mundo, o campeonato tinha tudo para ser um dos mais estrelados, mas sofreu com uma decepção nos meses que antecedem a principal competição do país. É o caso de Adriano , Luis Fabiano , Ronaldinho Gaúcho e até Felipão .

No Flamengo , por exemplo, a expectativa era de um time com jogadas de malabarismo. Após um leilão que também envolveu Grêmio e Palmeiras, a equipe carioca convenceu o camisa 10 de que a Gávea era o melhor destino, mas ainda não conseguiu frutos pelo seu esforço, nem dentro de campo, nem no aspecto do marketing . A equipe de Vanderlei Luxemburgo ainda foi campeã do Estadual, mas teve em Thiago Neves a sua principal estrela.

No ataque, as decepções ficam no São Paulo e no Corinthians . Luis Fabiano e Adriano voltaram a atuar por times brasileiros após passagens por Espanha e Itália , respectivamente, mas ainda não vingaram e começam o Nacional com aspecto de incógnitas. Ninguém sabe até que ponto os dois realmente vão render, especialmente após as lesões que os atrapalham na preparação.

No banco de reservas, o problema é com Luiz Felipe Scolari. O treinador do Palmeiras chegou no meio do ano passado como status de melhor treinador do país, mas ainda não conseguiu levar seu time a uma final. O máximo foi a semifinal da Sul-Americana, no fim do ano passado, e a do Paulistão, em 2011. Além disso, Valdivia, outra grande esperança, também decepcionou, principalmente por causa da série de lesões.

Outro aspecto que decepcionou no potencial dos times brasileiros foi a Libertadores. As superestrelas Cruzeiro , Internacional e Fluminense , que inclusive defende o título, não passaram das oitavas de final e colocaram em cheque a qualidade do seu elenco. O Grêmio também foi eliminado, mas não chegou a ter credencial de favorito.

A Copa do Brasil também derrubou outros times que ocupam uma vaga entre as equipes taxadas de maiores do país. Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Botafogo e Atlético-MG sofreram com derrotas para times considerados menores. Até mesmo o Vasco , que avançou, ainda não convenceu, uma vez que não conseguiu ir bem diante do Avaí , time que conseguiu um grande avanço nas cotações ao eliminar o time do Morumbi.

Felipão esteve envolvido em muitas polêmicas desde que voltou ao Palmeiras, mas ainda não ganhou nada
Gazeta
Felipão esteve envolvido em muitas polêmicas desde que voltou ao Palmeiras, mas ainda não ganhou nada
Santos e Coritiba , que foi campeão estadual com folga em cima do Atlético-PR , principal rival, são outros dois que subiram um pouco no ranking de favoritos. O primeiro já garantiu vaga na semifinal da Libertadores e tem Neymar em fase brilhante. Já o outro ostentou uma invencibilidade digna de livro dos recordes e enfrenta o Ceará , que também surpreendeu, na semifinal.

Figueirense , Atlético-GO , Bahia e América-MG são times que começam o Brasileiro com o objetivo modesto: continuar na elite do futebol do país.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.