Tamanho do texto

Sem o "bicho papão" do continente, competição segue dando quatro vagas diretas à Copa. Venezuela tenta primeira classificação

Pela primeira vez na história das sliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo , é possível afirmar que todos os participantes entram na competição com chances realistas de se classificarem para o Mundial. O motivo, claro, é a ausência da seleção brasileira . Afinal, mesmo com o país-sede já classificado para 2014, a competição continua garantindo quatro vagas diretas e mais uma para a repescagem.

Leia também: Messi diz que seleção argentina não pode depender apenas dele

Com isso, a expectativa é de que as outras seleções mais tradicionais do continente, Argentina e Uruguai, não tenham qualquer dificuldade para assegurar suas vagas. O Paraguai, pelo retrospecto recente, sai na frente na disputa pela terceira vaga. E, assim, sobram uma vaga direta e a vaga para a repescagem, que devem ser disputadas praticamente de igual para igual pelas outras seis equipes participantes.

Entrevista exclusiva: No Paraguai, Arce se espelha em Felipão e quer enfrentar o Brasil

Se em outras edições do torneio países como Chile, Colômbia e Peru formavam o grupo de “força 2”, brigando pelas posições intermediárias, hoje a situação mudou. Em 2006, o Equador surpreendeu e conseguiu se classificar para o Mundial da Alemanha. Na Copa América 2011 , a grande zebra foi a Venezuela, que mostrou evolução e caiu apenas nas semifinais. E a Bolívia, contando com a altitude de La Paz, pode voltar a disputar uma vaga, como conseguiu em 1994.

Outro fator de equilíbrio é a ausência do Brasil. Graças a isso, cada time terá dois jogos a menos e, portanto, seis pontos a menos em disputa. E a tendência será de menor distância na tabela de classificação ao final das 16 rodadas. Também por causa disso, a cada rodada uma seleção irá “folgar”. Na primeira, quem não joga é a Colômbia.

Veja na tabela abaixo os horários e locais dos confrontos da primeira rodada, nesta sexta.

Jogo Data Horário* Cidade Estádio

Uruguai x Bolívia

07/10/2011 16h00 Montevidéu Centenário

Equador x Venezuela

07/10/2011 18h05 Quito Olímpico Atahualpa

Argentina x Chile

07/10/2011 20h10 Buenos Aires Monumental de Nuñez

Peru x Paraguai

07/10/2011 22h15 Lima Nacional

*horário de Brasília