Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Com a cabeça na Copa BR, Vasco estreia com reservas no Brasileiro

Time enfrenta o Ceará em Fortaleza sem os titulares, que ficaram no Rio treinando para jogo com Avaí

Hilton Mattos, iG Rio de Janeiro |

Depois de uma década, o Vasco entra no Campeonato Brasileiro sonhando com uma boa posição. Falar em título é cedo, já que, com 38 rodadas pelo caminho e a janela de transferência em agosto, a segunda metade da competição ganha uma nova cara. Mas este ano o clube tem um elenco formado por jogadores experientes, diferentemente de edições passadas. Pena que, com a cabeça na Copa do Brasil, a equipe que entra em campo às 18h30 deste sábado, contra o Ceará , no Presidente Vargas, em Fortaleza, terá apenas o goleiro Fernando Prass como titular.

Siga o iG Vasco no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Maurício Val / Fotocom.net
Fágner terá a oportunidade de começar jogando
O técnico Ricardo Gomes levou um misto de reservas e jogadores em recuperação para a capital cearense. O grupo principal ficou treinando no Rio para o compromisso de quarta-feira, na Ressacada, contra o Avaí , valendo vaga na final da Copa do Brasil. O Vasco é o segundo clube no futebol carioca com mais títulos na competição. Venceu quatro vezes (1974, 89, 97 e 00), atrás apenas do Flamengo , com seis.

No último título, ainda sob o controle milionário do Nations Bank , o time, capitaneado por Romário, tinha no elenco nomes como Júnior Baiano, Euller, Jorginho, Pedrinho, Gilberto, Juninho Paulista e o recém-repatriado Juninho Pernambucano . Este ano, os craques da vez são Prass, Dedé , Diego Souza, Felipe e Alecsandro, além dos coadjuvantes Eduardo Costa , Fellipe Bastos , Elton e Bernardo .

Pena que o torcedor só verá o melhor do Vasco após a participação na Copa do Brasil. Enquanto a equipe estiver focada no torneio, este será a prioridade. É senso comum em São Januário que o time tem condições de se recuperar ao longo do campeonato. Mas, para a partida de abertura, Ricardo Gomes aposta num bom resultado. Vale lembrar que o Ceará, também às voltas com a semifinal da Copa do Brasil – vai enfrentar o Coritiba no Couto Pereira -, não mandará força máxima. Na primeira partida, empate em 0 a 0 na capital cearense .

“Espero um time consciente e aplicado. O que mais me preocupa é o fato de muitos não terem treinado juntos. Tem dois jogadores que só treinaram comigo duas vezes: Jomar e Luan, que são da sub-20. Mas os outros estão comigo há três meses, já sabem o que eu quero, como eu penso", comentou o treinador.

Gomes aproveita para fazer algumas observações. Ele vai poder ver Fágner atuando 90 minutos. O lateral-direito desfalcou a equipe em razão de uma torção no joelho direito e mesmo assim está barrado. O jovem volante Allan, improvisado na posição, caiu nas graças da torcida – foi aplaudido de pé na quarta-feira, no empate em 1 a 1 com o Avaí .

Com Cesinha machucado e Fernando voltando de lesão muscular, Gomes quer testar Jomar e Douglas na zaga. Os meias Enrico e Jeferson, que costumam entrar no segundo tempo, vão começar jogando. Além deles, Elton terá a oportunidade de atuar 90 minutos. Desde que perdeu a posição para Alecsandro, o artilheiro da Série B, em 2009, é utilizado pelo treinador apenas no segundo tempo.

Os jogadores do Ceará treinaram na manhã desta sexta no Estádio Carlos de Alencar Pinto e depois seguiram para a concentração. O técnico Vagner Mancini realizou trabalhos de posicionamento e saída de bola. No fim, comandou um animado rachão. O meia Geraldo está confiante. Depois de eliminar o Flamengo na Copa do Brasil – venceu no Rio por 2 a 1, quebrando uma invencibilidade de 25 jogos -, o Coritiba, na opinião do capitão da equipe, será uma espécie de zebra do Brasileiro.

“O Ceará vem mostrando qualidade nesse início de temporada. Temos um elenco forte e com atletas comprometidos. O Brasileirão vai começar e tenho certeza que o empenho e determinação serão totais”, afirmou.


FICHA TÉCNICA – CEARÁ x VASCO
Local: Presidente Vargas, Fortaleza (CE)
Data: 21 maio de 2011, sábado
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Adson Lopes Leal (BA)
CEARÁ: Adílson; Diego Macedo, Cléber, Diego Sacoman e Ernandes; Heleno, Eusébio, Murilo e Thiago Humberto; Sinho e Júnior
Técnico: Vagner Mancini
VASCO: Fernando Prass; Fágner, Douglas, Jomar e Márcio Careca; Eduardo Costa, Diego Rosa, Enrico e Jéferson; Caíque e Elton
Técnico: Ricardo Gomes
 

Leia tudo sobre: vascocearábrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG