Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Com 5 kg a menos e 40% mais veloz, Ronaldinho está quase pronto

Preparador físico do time revela ao iG números da evolução do jogador, que hoje tem percentual de gordura de 9,8%: “Está seco"

Vicende Seda, iG Rio de Janeiro |

Ronaldinho Gaúcho , que já chegou a ser vaiado pela torcida do Flamengo por conta de atuações apagadas, vem melhorando sensivelmente nas últimas partidas do clube. Há um motivo: o jogador está 40% mais rápido e cinco quilos mais magro, conforme revelou ao iG o preparador físico Antônio Melo. Cinco meses após o retorno ao Brasil, o camisa 10 finalmente começa a dar sinais de que a readaptação ao ritmo do jogo no seu país natal está cada vez mais próxima do ideal.

Siga o iG Flamengo no Twitter e receba as informações do time do Morumbi

Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Ronaldinho Gaúcho: enfim, perto do ideal
De acordo com Melo, Ronaldinho perdeu os cinco quilos já nos primeiros dois meses de treinamento, aliando o suor à alimentação com suplementos direcionada pelo nutricionista Léo Acro e o fisiologista Cláudio Pavanelli. O preparador físico destacou ainda outro número que ilustra a forma do jogador: o percentual de gordura da maior estrela do Flamengo hoje é de 9,8%, quando, para atletas, especialmente depois dos 30 anos, até 12% seria um nível aceitável.

“Ele agora é massa muscular pura. Está seco. Tem um lastro muito bom na parte física, que já é dele. Força e velocidade são as duas qualidades físicas que ele tem da formação genética. O que evoluiu muito aqui no Flamengo e ainda está acontecendo é a adaptação ao futebol brasileiro, ao clima, à maneira de jogar. Foram 10 anos em um clima frio, jogando de outra forma. A adaptação é um pouquinho lenta, demorada. Nunca houve uma preocupação com o peso. O nutricionista orientou, ele fez a dieta, eu passei os treinamentos, ele seguiu à risca. É um jogador que não dá problemas, não atrasa, não reclama, só agrega”, disse Melo.

Sobre a demora para começar a protagonizar lances que lembrassem o Ronaldinho de outros tempos, Melo explicou: “É normal. Ele estava jogando muito parado. Isso é uma adaptação à função. Antes ele plantava e ficava escorando. Agora parte para cima. Está voltando a ser o Ronaldinho. Não vamos querer que seja o de 99, magrinho, mais veloz, mais impetuoso. Hoje é mais experiente, mais plantado, usa mais a inteligência com a bola. Isso aconteceu com Pelé, com Gérson, com todos os craques quando chegam aos 30, 31”.

Entre para a Torcida Virtual do Flamengo e convide seus amigos

Segundo o preparador, Ronaldinho Gaúcho também tem intercalado os treinos com trabalhos na sala de musculação, especialmente na bicicleta ergométrica. “Às vezes ele fica fazendo trabalho separado na bicicleta, melhorando essa característica de velocidade, pois o exercício pega grupos musculares muito relevantes na arrancada. Tem um comportamento exemplar. Jogadores como ele, o Léo Moura , o Renato, só agregam, unem o grupo”.

Leia tudo sobre: flamengoronaldinho gaúcho

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG