CBF envia fax sobre pré-convocação, mas Cruzeiro e Grêmio divulgam publicamente e parabenizam atletas

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) negou na noite desta quinta-feira que já tenha informado aos clubes quais jogadores estarão na Copa América da Argentina. No início da noite, Cruzeiro e Grêmio divulgaram que tinham atletas garantidos na competição.

Pelo lado do clube mineiro, o goleiro Fábio e o volante Henrique foram os atletas chamados. Já os gaúchos parabenizaram o goleiro Victor . A informação se baseava em um fax enviado pela CBF, documento que inclusive foi reproduzido no site oficial do Cruzeiro.

“O que a gente fez foi cumprir com o que a lei determina. Todos os clubes dos 29 jogadores pré-convocados receberam o comunicado”, afirmou o diretor de comunicação da entidade, Rodrigo Paiva. “Isso é um documento interno, que todos os clubes recebem. Agora quem quis tornar público é que precisam explicar”, completou, deixando claro que a entidade ficou descontente.

Mano Menezes convocou 28 jogadores para os dois amistosos da seleção (contra Holanda, no próximo sábado, e Romênia, terça-feira). Além deles, Paulo Henrique Ganso está na lista de espera para a Copa América, mas não se apresentou porque se recupera de lesão.

Porém, somente 22 atletas irão para a Argentina disputar a Copa América. A lista definitiva vai ser divulgada no dia 7 de junho, em São Paulo, logo após a partida contra a Romênia, no Pacaembu. Ou seja, os festejados jogadores de Cruzeiro e Grêmio podem acabar cortados.

O Cruzeiro divulgou em seu site oficial o fax sobre a convocação de Fábio e Henrique
Reprodução
O Cruzeiro divulgou em seu site oficial o fax sobre a convocação de Fábio e Henrique
Cruzeiro tratou como certa a convocação
O gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, deu a convocação de Fábio e Henrique como certa, baseado do fax recebido. “Geralmente eles (CBF) avisam um pouco antes aos clubes do que a divulgação oficial. Quando existem viagens internacionais, eles avisam antes para saber se o jogador tem passaporte, visto. Dessa vez, o anúncio chegou mais cedo, hoje, às 18h25, antes de sair de forma nacional”, revelou.

Segundo o documento, os jogadores do Cruzeiro se apresentam no dia 20 de junho no hotel Sheraton, no Rio de Janeiro. A competição começa no dia 1º de julho e termina no dia 24.

Fábio e Henrique podem ficar até 34 dias fora do Cruzeiro caso a convocação seja confirmada e a seleção avance às fases finais do torneio disputado na Argentina.

“Os dois jogadores se reapresentam ao Cruzeiro depois desses dois amistosos (Holanda e Romênia) e no dia 20 voltam (para a seleção). Importante para o time, e principalmente para o Fábio. Ele merecia uma convocação mais prolongada, não só de uma ou duas partidas. Agora tem uma Copa América pela frente e vai poder mostrar seu serviço e se dar muito bem. Henrique sim é uma figurinha carimbada do Mano Menezes”, concluiu Valdir Barbosa.

Grêmio mudou termo
Já o Grêmio de início tratou a convocação do goleiro Victor como certa em seu site oficial. Mais tarde, mudou o termo para pré-convocação, mas manteve os parabéns ao atleta.

O Grêmio parabeniza o goleiro Victor em seu site oficial: CBF não gostou
Reprodução
O Grêmio parabeniza o goleiro Victor em seu site oficial: CBF não gostou


* Com Frederico Machado, iG Belo Horizonte e Hector Werlang, iG Porto Alegre

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.