Tamanho do texto

Desde a inauguração do estádio em 2007, já são 15 partidas sem vitórias e dois treinadores demitidos

O Atlético-MG entra em campo nessa terça-feira, contra o Botafogo , carregando um tabu pesado em suas costas. Além da tão falada “freguesia” para o time carioca nos últimos anos , o time comandado por Cuca nunca venceu jogando no estádio Engenhão. Cruzeiro , América-MG e Ipatinga também não sabem o que é triunfar no gramado do campo do Botafogo. Desde a inauguração do estádio, foram 15 jogos de times mineiros por lá, com treze derrotas e dois empates. E Cuca que se cuide, pois dois treinadores já perderam seus cargos no estádio.

Siga o iG Atlético-MG e o iG Cruzeiro no Twitter e receba todas as informações do seu time

O Estádio Olímpico João Avelange foi inaugurado em 2007 e os mineiros não têm levado sorte por lá. Os melhores resultados foram empates: 2 a 2 do Cruzeiro com o Botafogo no Brasileirão de 2010; e 1 a 1 do Ipatinga com o Duque de Caxias, pela Série B do ano passado . O Atlético-MG é quem mais tem sofrido com os jogos no estádio: foram oito partidas, com oito derrotas.

Entre para a Torcida Virtual e convide seus amigos

Engenhão tem sido tenebroso para os times mineiros desde sua inauguração em 2007
EFE
Engenhão tem sido tenebroso para os times mineiros desde sua inauguração em 2007

No último sábado, o time alvinegro foi derrotado pelo Botafogo por 3 a 1 , pelo Brasileirão. Nessa terça-feira, volta ao mesmo gramado para enfrentar o time de Caio Júnior pela Copa Sul-Americana. Os jogadores do Atlético-MG tentam tirar motivação de nunca ter vencido no Engenhão e também do péssimo retrospecto diante do Botafogo nos últimos anos.

“Nós, jogadores, não estivemos em todas as partidas que o Botafogo ganhou do Atlético, mas, de um certo modo, a gente fica chateado, se cobrando quando vê a torcida, com 20 minutos de jogo, gritando ‘é freguês, é freguês’. Acima de tudo, a gente tem que ter um aditivo a mais e mostrar para eles que esse retrospecto tem um momento que vai acabar. Espero que nesta terça-feira a gente faça isso”, disse o volante Richarlyson.

Dois treinadores atleticanos já foram demitidos depois de fracassos por lá. Geninho saiu depois de ser eliminado da Copa do Brasil pelo Botafogo em 2008 e Vanderlei Luxemburgo foi demitido depois da vergonhosa goleada por 5 a 1 para o Fluminense no ano passado.

E quem pensava que o problema estava no Botafogo e não no estádio se enganou. Com a reforma do Maracanã para a Copa de 2014, Fluminense e Flamengo passaram a mandar seus jogos no Engenhão e as vitórias para os cariocas continuaram sobre Atlético-MG e Cruzeiro.

Nem mesmo o volante Leandro Guerreiro, que atuou pelo Botafogo por muito tempo, conseguiu reverter a situação para o Cruzeiro. “Desde que o Engenhão foi inaugurado, eu estava jogando lá dentro. São mais de 50 partidas lá. É importante passar a experiência para os companheiros, essa tranquilidade que precisamos lá dentro para tocar a bola”, receitou o volante Leandro Guerreiro às vésperas da derrota do Cruzeiro diante do Fluminense no início do Brasileirão desse ano.

Até mesmo o América-MG, que voltou à primeira divisão em 2011 depois de dez anos, sofreu com a maldição. O time mineiro chegou a abrir 2 a 0 sobre o Botafogo em jogo válido pela 16ª rodada do Brasileirão, mas levou a virada para 4 a 2.

A maldição dos mineiros no Engenhão Motivo
Botafogo 2 x 0 Atlético-MG Quartas de final da Copa do Brasil de 2008
Botafogo 4 x 0 Atlético-MG 14ª rodada do Brasileirão de 2008
Botafogo 3 x 1 Atlético-MG Primeira fase da Copa Sul-Americana de 2008
Botafogo 3 x 1 Atlético-MG 28ª rodada do Brasileirão de 2009
Botafogo 3 x 0 Atlético-MG 13ª rodada do Brasileirão de 2010
Fluminense 5 x 1 Atlético-MG 24ª rodada do Brasileirão de 2010
Flamengo 4 x 1 Atlético-MG 6ª rodada do Brasileirão de 2011
Botafogo 3 x 1 Atlético-MG 18ª rodada do Brasileirão de 2011
Botafogo 4 x 1 Cruzeiro 34ª rodada do Brasileirão de 2007
Botafogo 1 x 0 Cruzeiro 21ª rodada do Brasileirão de 2008
Botafogo 2 x 2 Cruzeiro 23ª rodada do Brasileirão de 2010
Fluminense 2 x 1 Cruzeiro 3ª rodada do Brasileirão de 2011
Botafogo 4 x 2 América-MG 16ª rodada do Brasileirão 2011
Botafogo 4 x 0 Ipatinga 12ª rodada do Brasileirão de 2008
Duque de Caxias 1 x 1 Ipatinga 17ª rodada da Série B de 2010
15 jogos, 2 empates e 13 derrotas