Dérbi de Campinas tem histórico de violência e, neste sábado, será muito importante para as duas equipes

A ideia do "dérbi da paz" proposta pelas diretorias de Guarani e Ponte Preta para evitar as cenas deploráveis do clássico do primeiro turno, quando um pequeno grupo de torcedores do Bugre queimou os banheiros químicos do estádio Moisés Lucarelli, ganhou mais apoio durante a semana, com a Prefeitura de Campinas, a Polícia Militar e a EMDEC, que planejaram uma superoperação para este sábado, dia do confronto.

Por se tratar de dérbi, a partida já mobiliza a cidade. Desta vez, para aumentar a expectativa, há o temor de que determinado grupo de torcedores da Macaca tenha a intenção de depredar setores do Brinco de Ouro da Princesa como uma tentativa de vingança.

Para evitar os acontecimentos bárbaros no Jardim Proença, bairro em que está localizado o Brinco, haverá operação especial de trânsito e transporte, com bloqueio de algumas ruas e linhas especiais de ônibus, além do aumento do contingente policial para 500 homens.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) inicia o esquema na madrugada de sexta-feira para sábado. As intervenções começam com reserva de vagas na Avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina, no trecho entre a Rua Conde D'Eu e Avenida Guarani, e também na Avenida Guarani, entre a Avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina e a Rua Moacir Chagas.

A partir das 10 horas, vários pontos da cidade serão bloqueados, inclusive para a chegada da torcida da Ponte Preta, que esgotou os 1.100 ingressos reservados em apenas três horas. Vale lembrar que, seguindo orientação da Polícia, a carga de 1,6 mil correspondentes a 5% da capacidade do estádio foi diminuída para 1.456, número bem inferior aos 4 mil ingressos combinados pelas diretorias antes do início da competição.

Entre motocicletas, cavalaria, canil, viaturas e agrupamento aéreo, serão 500 policiais para fazer a proteção de quem for ao Brinco de Ouro neste sábado. Os torcedores da Ponte Preta se reunirão no Moisés Lucarelli até uma hora e meia antes da partida quando, escoltados, descerão para o Brinco de Ouro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.