Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Clássico Barcelona x Real Madrid não é novidade em uma segunda-feira

Nas outras duas vezes que se enfrentaram no primeiro dia da semana, uma vitória para cada lado. Nesses anos, curiosamente, o time da capital sagrou-se campeão

Mário André Monteiro, iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237859948744&_c_=MiGComponente_C

A princípio, o duelo entre Barcelona e Real Madrid, que vale a liderança do Campeonato Espanhol, causou certa estranheza quando foi confirmado para uma segunda-feira. Geralmente, os jogos mais importantes de uma rodada costumam acontecer aos domingos e algumas vezes até no sábado.

Pela tabela inicial, o jogo aconteceria no dia anterior, domingo, mas foi transferido por conta da realização de eleições para o Parlamento da Catalunha. De acordo com a Liga de Futebol Profissional (LFP), a medida foi tomada para evitar problemas de segurança que a ocorrência de ambos os acontecimentos no mesmo fim de semana poderia causar na cidade de Barcelona.

Entretanto, o superclássico já foi disputado outras duas vezes em segundas-feiras, ambas no Camp Nou, palco do jogo deste ano. A primeira aconteceu em 30 de março de 1964, e terminou com vitória do Real por 2 a 1, gols de Gento e Puskas. Depois, em 3 de abril de 1972, o Barcelona deu o troco com uma vitória simples de 1 a 0, gol de Asensi.

Curiosamente, nas duas oportunidades em que os arquirrivais duelaram no primeiro dia da semana, o Real Madrid terminou com o título ao final da temporada.

O duelo no dia alternativo não tira o ânimo dos torcedores, que vão lotar as dependências do estádio do Barcelona e prometem fazer uma grande festa com direito a mosaico gigante nas arquibancadas. Porém, o jogo na segunda-feira causou reações diversas em jogadores, técnicos e outras pessoas envolvidas.

José Mourinho e Guardiola, por exemplo, afirmaram que a data não é o mais importante e mostraram a sua vontade de jogar na segunda-feira. Já o diretor de futebol do Real, Jorge Valdano, manifestou seu desagrado com a mudança. "Essa é a melhor forma de desprestigiar o futebol", disse o cartola.

O goleiro do Barcelona, Victor Valdés, também demonstrou sua insatisfação em duelar durante a semana com o principal adversário. "Jogar um Barcelona x Real Madrid na segunda tira o sabor do clássico. Futebol é para o fim de semana. Como profissional, prefiro assim".

Leia tudo sobre: espanhaespanhol 2010futebol internacional

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG