Volante foi destaque no time em 2008, mas não conseguiu se encontrar no futebol russo e nem no Santos

A diretoria do Cruzeiro anunciou, na última quarta-feira, que o volante Charles foi autorizado pelo Lokomotiv Moscou, da Rússia, a assinar com o clube mineiro até o final da temporada. A negociação depende ainda da rescisão de contrato com o Santos , último clube do jogador. O jogador não esconde de ninguém o carinho pelo Cruzeiro e espera reencontrar o bom futebol na Toca da Raposa II.

Siga o iG Cruzeiro no Twitter e receba todas as informações do seu time

Charles foi revelado nas categorias de base do Cruzeiro. Depois que saiu do time, em 2008, o jogador não conseguiu reeditar as boas atuações que teve sob o comando do treinador Adilson Batista na Toca da Raposa. O jogador foi vendido pelo Cruzeiro na época para o Lokomotiv Moscou, que pagou 5 milhões de euros (na ocasião, aproximadamente R$ 11,9 milhões) por 70% dos direitos econômicos do atleta.

Entre para a Torcida Virtual do Cruzeiro e convide seus amigos

Charles (direita) chegou a enfrentar o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, e agora volta ao time mineiro
Futura Press
Charles (direita) chegou a enfrentar o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, e agora volta ao time mineiro

As raízes no Cruzeiro são tão fortes que Charles voltou ao time enquanto ainda defendia o Lokomotiv, em 2009, para ser operado pelo médico do clube mineiro, Otácilio da Matta, e fez a recuperação no Centro Avançado de Reabilitação Esportiva (CARE) na Toca da Raposa II. Na época, o jogador falou que ainda retornaria ao Cruzeiro.

"Escolhi tratar aqui porque conheço todo mundo, considero aqui a minha casa, tenho um carinho muito grande por todos. Quando eu for voltar ao Brasil, com certeza a minha preferência é o Cruzeiro, sempre deixei bem claro pra todos que me perguntam", disse o jogador na época. Mas Charles acabou repatriado pelo Santos no início de 2011, a pedidos do mesmo Adilson Batista, que comandava o time na época. Na Vila Belmiro, o jogador recebeu poucas oportunidades, fazendo apenas quatro jogos no time paulista nesse Brasileirão.

O retorno ao Cruzeiro faz parte da venda do volante Henrique para o time de Muricy Ramalho . Como já estava emprestado ao Santos até o final do ano, o Lokomotiv não viu problemas em repassar o atleta ao time azul.

O volante Fabrício , que foi companheiro do jogador no meio-campo cruzeirense, acredita que Charles vai voltar à velha forma no Cruzeiro. "O Charles ajudou muito a gente aqui. Saiu daqui com a moral elevada. De vez em quando vem aqui, falou que estava com saudade. É um jogador que você pode contar sempre com ele ali no meio. Chuta bem, brigador. Tenho certeza que aqui ele vai reencontrar o futebol dele", disse Fabrício.

Já o técnico Joel Santana prefere conhecer o jogador antes de falar sobre Charles. "Nem vi o jogador. Primeiro, ele tem de ser apresentado, me conhecer e eu conhecê-lo. Não conheço os hábitos do jogador. Como vou namorar ou casar com uma pessoa que não conheço. Primeiro, a gente tem de se conhecer, se falar, se ver”, disse Joel Santana.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.