Tamanho do texto

Entidade ainda não definiu a nova data, mas contratações do exterior poderão atuar em breve no Brasileiro

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) irá antecipar a janela de transferências para a inscrição de jogadores contratados de clubes do exterior. Com a medida, os reforços de fora do país poderão ter condições de atuar em breve. A data ainda não foi definida pela entidade.

A CBF anuncia a medida após ter aval da Fifa. Antes do “ok”, os atletas contratados só poderiam estrear em agosto no Campeonato Brasileiro , quando o torneio já terá 13 rodadas disputadas . Com a antecipação da janela, jogadores como Gilberto Silva e Miralles, do Grêmio , Juninho Pernambucano, do Vasco , Renato, do Botafogo , e Alex, do Corinthians , poderão jogar nas próximas semanas. O meia vindo do Spartak Moscou, da Rússia, inclusive fez um apelo público, durante sua apresentação no clube paulista, para que a janela fosse antecipada .

A iniciativa pode ser considerada um recuo da CBF pois, na quarta-feira da semana passada, o presidente Ricardo Teixeira, na Suíça para uma reunião sobre a organização da Copa de 2014, havia negado a antecipação do período de transferências . Na ocasião, o diretor de comunicação da entidade, Rodrigo Paiva, afirmou que "não havia nenhum movimento nesse sentido".

Para antecipar a abertura da janela e permitir que novos reforços sejam inscritos antes do prazo normal, a CBF tem que solicitar isso à Fifa . A entidade máxima do futebol possui um sistema eletrônico de transferências online, com as datas das janelas de todos os países filiados, e em caso de alterações seria necessário esperar um período para esse sistema ser atualizado.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e convide seus amigos

Segundo o advogado Marcos Motta, especialista em direito esportivo, o prazo desde o pedido ser aceito até a antecipação entrar em vigor é de cerca de um mês. No ano passado, a CBF conseguiu antecipar o prazo de inscrição dos jogadores. Mesmo que a situação se repita, os clubes brasileiros têm de lidar com outra preocupação: a janela de transferências de jogadores do País para a Europa, cuja temporada se encerra neste final de maio, abrindo espaço para os clubes correrem atrás de reforços visando as competições de 2011-2012, com início em agosto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.