Internacional também sobe posição ganhando pontos pelo vice-campeonato da Taça Brasil esquecida

O novo ranking de clubes divulgado na terça-feira pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está errado. A relação aponta o Santos na liderança com 2.358 pontos, quando na verdade o ponteiro deveria ser o Palmeiras , que teve o título do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 esquecido pela entidade.

Apontado pelo jornal " Folha de São Paulo" , o equívoco não foi percebido nem mesmo pelo Palmeiras, que por meio de uma nota em seu site, citou a segunda colocação no ranking utilizado para, por exemplo, definir dez dos 64 participantes da Copa do Brasil.

Siga o Twitter do iG Palmeiras e receba as notícias do seu time em tempo real

Em entrevista ao jornal "Lancenet", o diretor de competições, Virgílio Russo, reconheceu o erro e afirmou que a retificação deve sair ainda nesta quarta-feira, colocando o Palmeiras no posto de líder, com 2.418 pontos.

Erro no anexo divulgado pela CBF esquece 2º título de 1967 do Palmeiras
Reprodução
Erro no anexo divulgado pela CBF esquece 2º título de 1967 do Palmeiras

A unificação dos títulos brasileiros desde 1959 (Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa) aos disputados a partir de 1971 - chancelada pela CBF em dezembro passado - rendeu ao Palmeiras mais quatro conquistas nacionais e a curiosa situação de ser uma equipe bicampeã brasileira em um mesmo ano. Isso porque em 1967, seis meses depois de vencer o Robertão, o time faturou a Taça Brasil.

No ano seguinte, também houve dois campeões nacionais (Santos e Botafogo), e as duas conquistas foram computadas pela CBF na lista, ao contrário do título do Palmeiras, vencido após quadrangular decisivo contra Inter, Grêmio e Corinthians.

Sem o Robertão de 1967, o Palmeiras deixou de somar 60 pontos que o deixaram oito à frente do Santos. O Colorado, vice na ocasião, também foi prejudicado com o erro, já que com mais 59 pontos ultrapassaria o Cruzeiro na sétima colocação.

*Com informações da Gazeta Press

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.