Ricardo Teixeira diz que não há nenhum movimento neste sentido. Corinthians e Grêmio pedem antecipação

Na Suíça para uma reunião sobre a organização da Copa de 2014, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, negou que a entidade irá antecipar a janela de transferências para a inscrição de jogadores vindos do exterior. São os casos, por exemplo, de Alex, do Corinthians , e Gilberto Silva, do Grêmio , que só poderão estrear no Brasileiro em agosto.

AE
Alex só poderá estrear em agosto com a camisa do Corinthians
Os dois clubes fizeram pressão para que a CBF solicitasse à Fifa que alterasse a data para que os jogadores pudessem ser inscritos. “Não fizemos nenhum movimento neste sentido. Isso depende da aprovação da Fifa”, afirmou o diretor de comunicação da entidade, Rodrigo Paiva.

Para antecipar a abertura da janela e permitir que novos reforços sejam inscritos antes do prazo normal, a CBF tem que solicitar isso à Fifa. A entidade máxima do futebol possuiu um sistema eletrônico de transferências online com as datas das janelas de todos os países filiados.

“Do jeito que está, os clubes só poderão usar os jogadores que vieram da Europa em agosto. É possível alterar isso, mas precisa de um aval da Fifa e um período para o sistema ser atualizado”, afirmou o advogado Marcos Motta, especialista em direito esportivo.

Segundo o advogado, o prazo desde o pedido ser aceito até a antecipação entrar em vigor é de cerca de um mês. No ano passado, a CBF conseguiu antecipar o prazo de inscrição dos jogadores. A entidade, entretanto, informa que, por enquanto, não trabalha com a hipótese de repetir o pedido à Fifa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.