Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

CBF confirma clássicos regionais nas rodadas finais do Brasileiro

Entidade divulga semana que vem tabela do Brasileiro 2011 para evitar "corpo mole" na reta decisiva

Marcel Rizzo, iG São Paulo |

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulga na próxima semana, provavelmente quarta-feira, a tabela do Campeonato Brasileiro 2011 com uma novidade: os clássicos regionais deverão ser disputados nas rodadas finais. A informação foi confirmada ao iG pelo diretor de comunicações da entidade, Rodrigo Paiva, e pela diretoria de competições, comandada por Virgílio Elísio da Costa.

A CBF não quis falar se a mudança será feita para evitar a tática das “entregadas”, que marcou as duas últimas edições. Confrontos regionais no momento decisivo dificultariam que um time deixasse de se esforçar em uma partida para prejudicar o rival estadual.

A tabela ainda precisa ser aprovada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o que deve acontecer em reunião nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. É praxe o dirigente ratificar decisões desse tipo, já que foi ele quem encomendou a Elísio uma pesquisa para tentar elaborar os jogos desta maneira.

A CBF contratou uma empresa em dezembro de 2010, que simulou diversas possibilidades de tabelas. "É um estudo complexo, porque pode prejudicar alguns times nas rodadas finais e para chegar a um resultado satisfatório foi complicado", disse Paiva.

Confrontos como Atlético-MG x Cruzeiro, Grêmio x Internacional, Atlético-PR x Coritiba e Avaí x Figueirense serão disputados na 19ª rodada (a última do 1° turno) e na 38ª (a decisiva), com a inversão de mando de praxe.

Os confrontos entre paulistas e entre cariocas ainda estão em análise, principalmente pela dificuldade em realizar dois jogos de grande porte na mesma cidade – na 37ª e 38ª, por exemplo, a CBF marca as partidas no mesmo horário, para não privilegiar equipes que estejam disputando título, vaga na Libertadores ou rebaixamento. Mas é quase certo que dos três clássicos estaduais que cada um dos quatro grandes (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo e Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) têm por turno, dois serão realizados nas rodadas finais. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal "O Globo".

Dúvidas
Em 2010, se questionou as atuações de Palmeiras e São Paulo contra o Fluminense, que disputava o título contra o Corinthians. Ambos foram derrotados, o que fez a equipe carioca se encaminhar para o título e deixar o rival paulista mais longe.

Em 2009, o Corinthians teve sua atuação contra o Flamengo questionada na penúltima rodada – São Paulo e Palmeiras disputavam o título contra os cariocas. O jogo disputado em Campinas foi vencido pelo Fla por 2 a 0 e no pênalti do gol decisivo o goleiro Felipe não pulou na bola para defender.

Leia tudo sobre: Campeonato Brasileiro 2011CBF

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG