Tamanho do texto

Entidade divulga semana que vem tabela do Brasileiro 2011 para evitar "corpo mole" na reta decisiva

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulga na próxima semana, provavelmente quarta-feira, a tabela do Campeonato Brasileiro 2011 com uma novidade: os clássicos regionais deverão ser disputados nas rodadas finais. A informação foi confirmada ao iG pelo diretor de comunicações da entidade, Rodrigo Paiva, e pela diretoria de competições, comandada por Virgílio Elísio da Costa.

A CBF não quis falar se a mudança será feita para evitar a tática das “entregadas”, que marcou as duas últimas edições. Confrontos regionais no momento decisivo dificultariam que um time deixasse de se esforçar em uma partida para prejudicar o rival estadual.

A tabela ainda precisa ser aprovada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o que deve acontecer em reunião nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. É praxe o dirigente ratificar decisões desse tipo, já que foi ele quem encomendou a Elísio uma pesquisa para tentar elaborar os jogos desta maneira.

A CBF contratou uma empresa em dezembro de 2010, que simulou diversas possibilidades de tabelas. "É um estudo complexo, porque pode prejudicar alguns times nas rodadas finais e para chegar a um resultado satisfatório foi complicado", disse Paiva.

Confrontos como Atlético-MG x Cruzeiro, Grêmio x Internacional, Atlético-PR x Coritiba e Avaí x Figueirense serão disputados na 19ª rodada (a última do 1° turno) e na 38ª (a decisiva), com a inversão de mando de praxe.

Os confrontos entre paulistas e entre cariocas ainda estão em análise, principalmente pela dificuldade em realizar dois jogos de grande porte na mesma cidade – na 37ª e 38ª, por exemplo, a CBF marca as partidas no mesmo horário, para não privilegiar equipes que estejam disputando título, vaga na Libertadores ou rebaixamento. Mas é quase certo que dos três clássicos estaduais que cada um dos quatro grandes (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo e Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) têm por turno, dois serão realizados nas rodadas finais. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal "O Globo".

Dúvidas
Em 2010, se questionou as atuações de Palmeiras e São Paulo contra o Fluminense, que disputava o título contra o Corinthians. Ambos foram derrotados, o que fez a equipe carioca se encaminhar para o título e deixar o rival paulista mais longe.

Em 2009, o Corinthians teve sua atuação contra o Flamengo questionada na penúltima rodada – São Paulo e Palmeiras disputavam o título contra os cariocas. O jogo disputado em Campinas foi vencido pelo Fla por 2 a 0 e no pênalti do gol decisivo o goleiro Felipe não pulou na bola para defender.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.