Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Catar quer nuvens artificiais para amenizar calor na Copa 2022

Localizado no Oriente Médio, país tem temperaturas de até 50°C durante o verão, quando a Copa é disputada

Gazeta Esportiva |

Preocupada com o extremo calor do país na Copa do Mundo de 2022 no Catar, a Fifa chegou a pensar em mudar a competição para o inverno, em janeiro. Contudo, o país resolveu inovar e planeja criar nuvens artificiais para amenizar o clima.

Cientistas do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Universidade do Catar inventaram uma nuvem sintética para proteger os estádios e os centros de treinamento durante a competição. Cada uma deve custar em torno de U$ 500 mil. O chefe de engenharia industrial da universidade, Saud Abdul Ghani, explicou à ESPN Internacional como será o funcionamento.

"As nuvens artificiais serão movidas por controle remoto e serão produzidas inteiramente com materiais carbônicos leves. Elas receberão energia de quatro motores à luz solar e voarão alto para controlar a temperatura, protegendo dos raios de sol diretos e indiretos", disse.

Reprodução/Playbook
Imagem mostra projeção de nuvem artificial sobre estádio

No verão do Catar, a temperatura chega a 50 graus Celsius. Mesmo assim, o presidente da Fifa declarou, recentemente, que a entidade não tem intenção de modificar o calendário mundial para tirar a Copa de 2022 do verão no hemisfério norte, como tradicionalmente acontece com os Mundiais. “No momento não há planos concretos de mudar o calendário internacional de jogos", afirmou Joseph Blatter no último dia 20 de janeiro.

O comitê organizador catariano tem o ambicioso plano de construir 12 estádios ecologicamente corretos e enfeitados nos próximos 11 anos, ao qual pode se juntar o também audacioso projeto de resfriar as temperaturas nos estádios por meio do investimento de alguns milhões de dólares.

*com agências

Leia tudo sobre: catarcopa 2022fifafutebol mundialtecnologiaestádio

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG