Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Carmona dá vitória ao Palmeiras diante do Ajax em dia de 'São' Marcos

Meia faz gol de cabeça aos 49 minutos do 2º tempo e salva partida marcada por adeus de goleiro

Danilo Lavieri, iG São Paulo |

Gazeta Press
Pedro Carmona abraça Cicinho após marcar o gol da vitória do Palemiras sobre o Ajax
Em "dia de São Marcos", o salvador da pátria foi Pedro Carmona. O meia acertou cabeçada aos 49 minutos, literalmente no último lance do jogo, e deu a vitória ao Palmeiras diante do Ajax, no amistoso que ficou mais marcado pelas despedidas para São Marcos do que pela fraca perfomance da equipe em campo. Em um jogo que começou muito acelerado, mas acabou quase sem velocidade, Luiz Felipe Scolari fez testes e continuou vendo o que terminou assistindo em 2011: Faltam atacantes.

Leia mais: Árbitros paulistas lamentam a aposentadoria de Marcos

No fim do jogo, antes mesmo de Carmona abrir o placar, a impaciente torcida protestou, xingou o presidente, Arnaldo Tirone, o vice-presidente de futebol, Roberto Frizzo, e entoou o tradicional grito "ôôôô queremos jogador".

Veja as fotos: Procissão por "São" Marcos leva  5 mil palmeirenses às ruas

O time brasileiro, que exibia a marca da Fiat por "gratidão ao ex-parceiro", conseguia levar perigo sempre nas bolas paradas, levantadas por Assunção, e até chegava a armar outras jogadas, especialmente com Cicinho, pela direita, que mostrou muita velocidade e boa técnica. Valdivia chegou a colocar alguns passes em profundidade, mas Ricardo Bueno, Fernandão, Maikon Leite e Luan pouco fizeram para ameaçar a meta holandesa. Juninho, único reforço a estrear, foi tímido e pouco apareceu.

Deola também precisou corrigir a falta de entrosamento de Henrique e Leandro Amaro em algumas ocasiões, mas não chegou a fazer grandes defesas. A melhor foi aos 43, quando sua zaga bateu cabeça e Klaassen entrou sozinho na grande área pela direita. O Ajax explorou bastante o contra-ataque, especialmente no primeiro tempo, mas errou muito na hora de finalizar.

E mais: Após ser criticado, Rivaldo chama Muller de fracassado

Na etapa final, após a saída de Marcos Assunção, Pedro Carmona passou a ser a única opção de criação. Com um chute de fora da área aos 30 e a cabeçada certeira aos 49, acabou sendo o destaque da partida ao lado de Deola, Cicinho e Assunção.

Veja fotos da procissão dos palmeirenses por Marcos neste sábado:


Agora, o Palmeiras tem mais uma semana de treinos para enfrentar o Bragantino, no próximo domingo, em jogo que vai valer pela estreia do Campeonato Paulista. Até lá, os reforços Daniel Carvalho e Adalberto Román devem estar à disposição de Felipão para tentar reforçar o elenco e evitar que a torcida tenha a mesma temporada a lamentar.

O jogo

O jogo começou a "100 km/h", com os dois times correndo muito, muitas vezes sem nem saber o que fazer direito com a bola. A primeira chance veio dos pés de Marcos Assunção. O volante cruzou a bola, a zaga holandesa desviou e acabou tirando o gol de Ricardo Bueno, que teria só o trabalho de empurrar para a rede vazia. Depois, foi a vez de Luan acertar uma cabeçada na trave.

Confira também: Palmeiras faz proposta de quase R$ 8 milhões por atacante da LDU

O Ajax era muito perigoso nos contra-ataques e conseguia entrar na área com facilidade, aproveitando do pouco entrosamento que Henrique e Leandro Amaro mostravam nos minutos iniciais da partida. O problema do time europeu, no entanto, era na hora de finalizar. O último toque sempre era errado.

Cicinho foi, de longe, o melhor jogador do 1º tempo. Com toques rápidos, bons dribles, o lateral levantou a torcida por várias vezes. Ele deu um passe para Tinga, que ia entrando na área sozinho quando sofreu falta. Na batida, Assunção cruzou a bola com perigo, Valdivia desviou e Vermeer fez belíssima defesa, evitando que o placar fosse aberto. Aos 37, Valdivia roubou bola no meio de campo e tentou encobrir Vermeer. Ia ser um golaço, mas a bola passou por cima do gol.

No segundo tempo, Felipão resolveu mudar três peças. Colocou Maurício Ramos no lugar de Leandro Amaro, Gerley no posto que era de Juninho e Fernandão para formar o ataque no lugar de Ricardo Bueno. As substituições não mudaram muito o panorama do jogo. O Palmeiras seguia tentando chegar ao gol do Ajax, especialmente com as bolas alçadas, e o Ajax, que também teve substituições feitas por Frank de Boer, seguia explorando os contra-ataques.

Aos 25 minutos, o Palmeiras passou a não ter mais a opção de levantar a bola com os pés de Assunção. Ele foi substituído por Chico. Assim, o principal jeito de armar jogo passou a ser com Carmona. Nitidamente, a falta de ritmo atrapalhava o armador, que sempre esteve muito bem marcado pelos oponentes. Aos 30, em chute fora da área, o meia arrancou suspiros da torcida, mas lamentou ao ver a bola passar por cima da trave. Maikon Leite, aos 40, também arrancou pela esquerda e chutou cruzado. A bola raspou a trave.

No último lance, Luan fez boa jogada pela esquerda e achou Pedro Carmona sozinho na área. Ele cabeceou e fez o gol que deu a vitória ao Palmeiras aos 49 minutos do 2º tempo, salvando o "Dia de São Marcos".

FICHA TÉCNICA - PALMEIRAS 1 X 0 AJAX

Data: 14 de janeiro de 2012, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro
Assistentes: Renata de Brito e Gustavo Rodrigues de Oliveira
Público: 24.289 pagantes
Renda: R$ 785.964,00
Cartões amarelos: Marcos Assunção (PAL); Enoh, Vertonghen e Alderweireld (AJX)
Gol: Pedro Carmona, aos 49 minutos do 1º tempo

PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Leandro Amaro (Maurício Ramos), Henrique e Juninho (Gerley); Márcio Araújo, Marcos Assunção (Chico), Tinga (Maikon Leite) e Valdivia (Pedro Carmona); Luan e Ricardo Bueno (Fernandão).
Técnico: Luiz Felipe Scolari

AJAX: Vermmer (Cillessen); Ligeon (Rhijn), Alderweireld (Ooijer), Vertonghen e Enoh (Klaassen); Anita (Blind), Eriksen (Serero) e Janssen (Bouy); Sulejmani (Aissati), De Jong (Bulykin) e Lodeiro (Ozbiliz).
Técnico: Frank de Boer

Leia tudo sobre: palmeirasajax

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG