Tamanho do texto

Ex-técnico da seleção brasileira já teria firmado "princípios básicos para um futuro contrato". Ele, no entanto, desmente

Getty Images
Dunga está sem treinar qualquer time desde que saiu do comando da seleção brasileira
Desempregado desde que deixou o comando da seleção brasileira, Dunga poderá ter a oportunidade de dirigir um clube pela primeira vez na carreira. Segundo Abrantes Mendes, candidato à presidência do Sporting, de Portugal, já há um acordo para a contratação do treinador, que se concretizará caso Mendes vença as eleições do clube neste sábado.

Em nota oficial, Abrantes Mendes, que concorre com mais quatro candidatos, afirma que o contato com Dunga se deu nos últimos dias, sendo que "os princípios básicos para um futuro contrato" foram firmados na última terça-feira.

Para o candidato, a escolha de Dunga "se baseia em critérios de competência, sendo sobejamente conhecidas as suas características de treinador guerreiro, disciplinador e motivador, qualidades que o futuro presidente leonino, Abrantes Mendes, sempre referenciou como fundamentais para o exercício daquela função".

Em contrapartida, o treinador, por meio de um texto em seu blog oficial, disse que é seu desejo, a partir da temporada de 2011/2012, trabalhar no exterior. De acordo com a publicação, "Dunga ficou honrado com a lembrança do seu nome, no entanto, para prevenir responsabilidades, esclarece que não foi procurado por nenhum atual dirigente do clube português ou postulante à presidência do Sporting".

"Neste sentido, também, não tem nenhum compromisso ou está apalavrado com quem quer que seja, em especial com o Senhor Abrantes Mendes (um dos cinco candidatos que concorrem à presidência do Sporting), pessoa a qual, ainda, não teve a honra de conhecer", finaliza o texto do blog.

A única experiência de Dunga como treinador ocorreu na seleção brasileira, entre 2006 a 2010. Neste período, o Brasil conquistou a Copa América e a Copa das Confederações, mas falhou na tentativa da conquista do hexacampeonato mundial, já que a equipe parou nas quartas de final do Mundial da África do Sul, depois de derrota por 2 a 1 para a Holanda.

Leia o comunicado de Sérgio Abrantes Mendes:

"Sérgio Abrantes Mendes, candidato à presidência do Sporting, estabeleceu um pré-acordo com o treinador brasileiro Dunga, no sentido deste assumir o comando técnico da equipa principal do Sporting para a próxima temporada, caso seja eleito presidente do clube.

Os contactos com Dunga decorrem há já alguns dias, tendo terça-feira ficado firmados os princípios básicos de um futuro contrato que será concluído logo que Abrantes Mendes assuma a liderança do Sporting.

Refira-se que a aposta em Dunga se baseia em critérios de competência, sendo sobejamente conhecidas as suas características de treinador guerreiro, disciplinador e motivador, qualidades que o futuro presidente leonino, Abrantes Mendes, sempre referenciou como fundamentais para o exercício daquela função.

Dunga, conhecido pela sua brilhante carreira como futebolista, desempenhou até há pouco o papel de técnico do Brasil, ao comando da qual conquistou a Copa América de 2007, a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Pequim'2008 e a Copa das Confederações de 2009, tendo ainda levado a Seleção Brasileira ao Campeonato do Mundo da África do Sul.

Este brasileiro de ascendência italiana e germânica, foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009."

*Com Gazeta Esportiva