Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Campeonato Espanhol repete dualidade histórica e aguarda duelo

Barcelona e Real Madrid se desgarraram dos demais. Diferença de 5 pontos pode mudar no clássico na capital

Bruno Pessa, iG São Paulo |

undefined
No 1º turno, o Barcelona passeou para cima do Real Madrid: 5 a 0 no Camp Nou
Antes mesmo do Campeonato Espanhol 2010/2011 começar, era fácil apostar que Barcelona e Real Madrid polarizariam a briga pelo título. O que não se pode responder ainda é quem leva a melhor no duelo. Apesar da vantagem atual de cinco pontos a favor do Barça, restam 10 rodadas (30 pontos em disputa) e, principalmente, um confronto direto em Madri.  Em Portugal e na Alemanha a decisão deve ser antecipada. Já na Inglaterra, na Itália e na França a disputa deve durar até o final.

Assim como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi (ambos com 27 gols) dispararam na luta pela artilharia geral, Barcelona e Real se diferenciaram dos demais com goleadas e poucos tropeços desde o final de agosto de 2010, quando o Espanhol deu a largada. Como se esperava, ambos deixaram os adversários para trás também na Copa do Rei, pela qual medirão forças em final única no dia 20 de abril, em Valência. Na Liga dos Campeões da Europa, protagonismos confirmados: catalães e madridistas lideraram seus grupos, passaram pelas oitavas de finais e já estão entre os oito melhores do torneio. Podem se cruzar na semifinal

Justamente esses torneios paralelos ao Espanhol podem fazer a diferença na corrida pelo título nacional, pois tanto Barça quanto Real não almejam menos do que os troféus nas três competições que disputam. Curiosamente, os arquirrivais vão se enfrentar duas vezes em um intervalo de quatro dias: no dia 16 de abril, no Santiago Bernabéu, e na decisão do dia 20, em Valência. Se o sorteio das quartas de final da "Champions" caprichosamente os colocasse frente a frente, seriam quatro duelos em um período de 14 ou 15 dias. Caso o Barcelona elimine o Shakhtar Donetsk e o Madrid deixe o Tottenham para trás nas quartas da Liga, no entanto, eles se encontrarão nas semifinais, nos dias 26 ou 27 de abril (ida) e 3 ou 4 de maio (volta). A favor do Real está o fato de o Barça ter que ir para a distante e fria Ucrânia decidir contra o Shakhtar, dias antes da final da Copa do Rei, o que representa um desgaste maior do que jogar na Inglaterra contra o Tottenham.

Apesar de o time merengue estar se mostrando tão forte e capaz quanto o blaugrana, é difícil imaginar o Barcelona perdendo o título espanhol. Para isso acontecer, a equipe que desperdiçou apenas nove pontos em 28 rodadas teria que perder mais cinco em dez rodadas. Ao Real, resta ganhar o clássico na capital, ser impecável nos outros jogos - contra adversários mais qualificados do que o maior oponente - e torcer, como sempre, por ao menos uma derrapagem barcelonista.

Veja a situação dos postulantes ao título espanhol:

1 º Barcelona, 75 pontos - 24 vitórias, 3 empates, 1 derrota. 79 gols pró, 14 contra.
> Agenda: Getafe casa (19/3), Villarreal fora (2/4), Shakhtar casa quartas Liga dos Campeões (5 ou 6/4), Almería casa (9/4), Shakhtar fora quartas Liga dos Campeões (12 ou 13/4), Real fora (16/4), Real neutro final Copa do Rei (20/4), Osasuna casa (23/4), Real Sociedad fora (30/4), Espanyol casa (7/5), Levante fora (10/5), La Coruña casa (14/5), Málaga fora (21/5).

2º Real Madrid, 70 pontos - 22 vitórias, 4 empates, 2 derrotas. 67 gols pró, 20 contra
Atlético fora (19/3), Gijón casa (2/4), Tottenham casa quartas Liga dos Campeões (5 ou 6/4), Bilbao fora (9/4), Tottenham fora quartas Liga dos Campeões (12 ou 13/4), Barcelona casa (16/4), Barcelona neutro final Copa do Rei (20/4), Valencia fora (23/4), Zaragoza casa (30/4), Sevilla fora (7/5), Getafe casa (10/5), Villarreal fora (14/5), Almería casa (21/5).

> Confronto direto: 16/4, Real Madrid x Barcelona (além da final da Copa do Rei, quatro dias depois, em campo neutro)
> Forças dos advesários (somatória dos pontos dos times a enfrentar): Barça, 379; Real, 419
> Fator casa: Barça – pega Espanyol (5º) em casa, Real e Villarreal (4º) fora
                      Real – pega Barcelona em casa, Valencia (3º), Bilbao (6º), Atlético (7º) e Sevilla (8º) fora
> Perspectiva: Barcelona com muitas chances de título > Real Madrid com poucas chances de título

Leia tudo sobre: futebol mundialespanhabarcelonareal madridclássico

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG