Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Campeonato Brasileiro revela jogadores para categorias de base da seleção

Jogadores com idade olímpica se destacaram na competição e boa parte deles vai vestir a amarelinha em busca da medalha de ouro inédita em 2012

Allan Brito, iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237881954446&_c_=MiGComponente_C

O Campeonato Brasileiro de 2010 foi de grande importância para as categorias de base da seleção brasileira. Afinal, a competição revelou jogadores que podem ser fundamentais na busca por um título que a equipe nacional ainda não tem, a sua primeira medalha de ouro olímpica. Para isso, primeiramente jogadores sub-20 buscarão a vaga em um Sul-Americano disputado no Peru. Caso consigam a classificação, atletas sub-23 disputarão as Olimpíadas de 2012, em Londres.

Lucas é um dos destaques da equipe sub-20, que só tem jogadores nascidos a partir de 1991. O meia-atacante surgiu no Brasileirão e ficou conhecido primeiramente como Marcelinho - apelido inventado por sua semelhança com Marcelinho Carioca e por ter jogado em uma escolinha de futebol do ídolo corintiano. Quando subiu para os profissionais do São Paulo e começou a se destacar graças às chances dadas pelo interino Sérgio Baresi, pediu que todos passassem a chamá-lo de Lucas.

A mudança de nome não alterou seu futebol, que ainda pode render-lhe uma vaga na seleção olímpica futuramente. As idas de Lucas para a seleção, porém, preocupam o técnico do São Paulo, Paulo César Carpegiani. Ele aconselhou o jovem a ser menos ansioso: "Parece depois que está angustiado e choramingando por uma convocação. Ele é titular do São Paulo, com 18 anos, e tem que se colocar no seu devido lugar", afirmou.

Tanto destaque no Campeonato Brasileiro ainda deve render uma valorização maior para Lucas no São Paulo. A diretoria já estuda a renovação de contrato do meia-atacante, que atualmente recebe R$ 15 mil reais por mês e sequer virou alvo do interesse de clubes do exterior, pelo menos de acordo com seu empresário, Wagner Ribeiro: "O mercado está fechado, não tive sondagem. É muito cedo ainda", comentou o agente recentemente.

Mas não foi só Lucas que aproveitou a campanha do São Paulo no Campeonato Brasileiro para garantir chances na seleção brasileira sub-20. O volante Casemiro, por exemplo, chegou a ser titular do time. O zagueiro Bruno Uvini e o centroavante Lucas Gaúcho jogaram menos, mas também foram convocados por Ney Franco para o time nacional.

O Santos foi outro clube paulista que ajudou as categorias de base da seleção. Os laterais Alex Sandro e Danilo, por exemplo, vão treinar com o Brasil Sub-20 após terminarem um Campeonato Brasileiro no qual foram importantes revelações. O meia Alan Patrick também foi convocado após fazer gols importantes tanto na Copa São Paulo quanto na competição nacional.

No time da Vila Belmiro há ainda o goleiro Rafael, que se firmou no time titular. Ele não pode jogar pela equipe sub-20, mas tem idade olímpica ¿ ou seja, nasceu a partir de 1989. Aliás, tem sido um campeonato generoso na revelação de bons goleiros jovens, o que não costuma acontecer normalmente, já que os jogadores dessa posição só costumam ter chances quando estão mais experientes. Além do arqueiro santista supracitado, é possível colocar Neto, do Atlético-PR, Renan, do Avaí, e Renan Ribeiro, do Atlético-MG, entre os melhores jovens do Brasileirão que podem disputar as Olimpíadas.

Gazeta Press
Com idade olímpica, Neto já foi convocado por Mano Menezes para a seleção principal

Outra curiosidade que pode ser observada quando são apontadas as revelações do campeonato é que a maioria deles joga por times que foram mal na competição. Até o Grêmio Prudente, primeiro time rebaixado para a segunda divisão, revelou Willian José, atacante de 19 anos convocado por Ney Franco para a seleção sub-20. Outro rebaixado, o Guarani, deu a chance que Mazola sempre esperou no São Paulo (clube que ainda detém seus direitos) e o viu mostrar seu futebol de dribles e velocidade. Bernardo, meia do Goiás, tem história parecida, pois foi destaque do time com passes e chutes precisos, mas pertence ao Cruzeiro e deve ter que buscar espaço no time mineiro em 2011.

O Vitória, que ainda não se livrou da degola, também apresentou novos talentos do futebol brasileiro: os atacantes Élkeson e Adaílton, por exemplo, chegaram a ser titulares do time baiano no Brasileirão e têm idade para jogar as Olimpíadas de 2012. O primeiro até tem sido sondado pelo Santos para reforçar o time na Copa Libertadores de 2011. Convocado para o Sul-Americano sub-20, o atacante Henrique, ainda mais novo, é outro jogador do Vitória que está entre os convocados por Ney Franco.

Ainda entre os times que foram mal no Campeonato Brasileiro, mas conseguiram revelar jogadores, está o Flamengo. Apesar de só se livrar do rebaixamento na penúltima rodada, o time carioca viu o zagueiro Welinton e o atacante Diego Maurício despontarem. O primeiro já é alvo de boatos no futebol europeu e o outro é o atacante do time que mais fez gols no Brasileirão, cinco ao todo, o que o credenciou para ser convocado para a seleção brasileira sub-20.

Entre revelações do Campeonato Brasileiro que também foram chamadas por Ney Franco, estão Gabriel Silva, destaque desde a Copa São Paulo e agora titular do Palmeiras; Juan, zagueiro canhoto do Inter que jogou com frequência no primeiro semestre; e o volante Fernando, gremista que foi uma das revelações do Campeonato Gaúcho e acumula passagens pelas categorias de base do Brasil.

Além desses atletas sub-20, Grêmio, Inter e Palmeiras também deram espaço para que jogadores com idade olímpica atuassem no Campeonato Brasileiro. Neuton, versátil defensor gremista, marcou inclusive um golaço na competição, contra o Atlético-PR. Já no outro time gaúcho quem surgiu foi o alto (1,88m) centroavante Leandro Damião, destaque desde que atuava pela equipe B. O volante Tinga e o zagueiro Fabrício foram os convocáveis para as Olimpíadas que se destacaram com a camisa palmeirense.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG