Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Campeonato Argentino terá nome em homenagem a navio de guerra

Em 2012 acontece o 30º aniversário da Guerra das Malvinas, travada entre Argentina e Inglaterra na década de 80

iG São Paulo |

O governo argentino resolveu polemizar e a próxima edição do campeonato nacional no país terá um nome diferente. Aproveitando o aniversário de 30 anos da Guerra das Malvinas, a competição em 2012 será denominada "Crucero General Belgrano Primera División" - ou, em português, "Primeira Divisão Cruzeiro General Belgrano".

Leia mais notícias de futebol internacional no iG Esporte

Reprodução
Foto histórica do Navio General Belgrano
O nome do campeonato faz referência ao navio afundado no conflito de 1982, que aconteceu entre Argentina e Inglaterra pelo controle das Ilhas Malvinas, localizadas no Atlântico Sul. Na época, 323 soldados argentinos morreram por conta do afundamento da embarcação. No total de todo conflito, 649 mortes foram registradas.

Apesar da vitória militar britânica na guerra, a Argentina mantém a reivindicação de soberania sobre o território até hoje e não abre mão das Malvinas. O governo argentino detém os direitos dos jogos do campeonato local e a publicidade no futebol é frequentemente usada para promover a política no país.

O 30º aniversário do início da guerra de 10 semanas acontece em 2 de abril. O campeonato começa na próxima sexta-feira, dia 10 de fevereiro, com dois jogos no Torneio Clausura: Boca Juniors x Olimpo e Lanús x San Lorenzo.

Leia tudo sobre: ArgentinaFutebol MundialBoca JuniorsRiver Plate

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG