Fernanda Peinado, ex-atleta da seleção barsileira de judô, defende o time feminino de Futebol do Santos

Apesar da seleção brasileira feminina de futebol perder mais uma decisão Pan de Guadalajara – a modalidade ainda desperta o interesse de muitas mulheres que sonham em alcançar o patamar de Marta, melhor jogadora do mundo. A paixão pelo esporte proporcionou uma história curiosa na vida de uma atleta da equipe de futebol feminino do Santos . A atacante Fernanda Peinado, 18 anos, abandonou a carreira promissora no judô por amor ao futebol.

Fernanda Peinado, 18 anos, deixou o judô para atuar na equipe de futebol feminino do Santos
Samir Carvalho
Fernanda Peinado, 18 anos, deixou o judô para atuar na equipe de futebol feminino do Santos

“Futebol é uma paixão antiga, sempre joguei na praia com meus amigos. Sempre quis me destacar. Gosto de muitos esportes, sou grata ao judô, mas no futebol eu me encontrei. Sempre fica mais fácil se dedicar quando você prática o esporte que você ama”, afirmou a ex-judoca.

Veja também: Camilo e Guilheiro vencem todas por ippon e levam ouro no judô

Fernanda Peinado fazia parte da seleção brasileira de judô, foi a melhor atleta do país nos últimos três anos nas categorias até 20 anos, conquistou um currículo de causar inveja, mas desistiu da carreira para fazer uma peneira nas Sereias da Vila, como é conhecido o time feminino de futebol do Santos.

Entre os títulos conquistados, a judoca é tricampeã Pan-americana, bicampeã brasileira e pentacampeã paulista de judô. “É uma carreira curta, mas com muitos títulos. São os títulos mais importantes do judô. Atualmente eu era a melhor do Brasil até 20 anos”, disse Peinado.

Leia também: Seleção de futebol feminino entrega o ouro nos pênaltis

Apesar do orgulho em falar sobre os títulos no judô, a atleta ignorou o currículo vencedor para apostar no sonho de jogar futebol. Peinado, inclusive, não teme o risco de ser dispensada do Santos – a atleta ainda não assinou contrato – e promete não voltar atrás da decisão.

“Entre as cinco selecionadas eu sou a única que ficou, estou sendo avaliada, mas sou pré-jogadora do Santos. Vou tentar até o final, em qualquer outro clube, qualquer país. Com o judô consegui vários contatos, amigos. Parar com o futebol não vou”, disse.

Peinado promete não voltar atrás da decisão
Samir Carvalho
Peinado promete não voltar atrás da decisão
Apesar do apoio, família não consegue esconder frustração

A família de Fernanda Peinado sempre acompanhou a carreira da filha no judô, modalidade que ela começou atuar quando tinha 11 anos. Apesar de respeitar e apoiar a decisão da atleta, a frustração pela opção de Peinado não consegue ser escondida pelos familiares.

“É difícil acostumar, pelo fato dela ter conquistado muitos títulos no judô, viajou muito. Pegamos amor pelo judô. Mas, respeitamos a opção dela, o importante é ela estar bem”, disse o pai da atleta, Márcio Rodrigues.

Peinado demonstra ser decidida e realizada em jogar futebol no Santos. “Não sinto saudades, eu me encontrei no futebol, gosto de ficar com as meninas, ficar jogando, é melhor, estou mais feliz”, declarou Fernanda Peindado, que não atua no time titular do Santos.

Confira as conquistas de Peinado no judô:

Campeã Paulista – 2005
Campeã Brasileira – 2005 / Santa Catarina
Campeã Paulista – 2006
3º colocada, campeonato Brasileiro – 2006 / Rio Grande do Norte
Campeã Paulista – 2007
Campeã Brasileira – 2007 / Mato Grosso do Sul
Campeã Pan-americana – 2007 / Colombia
Vice-Campeã Paulista – 2008
Campeã Paulista Estudantil – 2008
3º Colocada, Brasileiro Estudantil – 2008 / Paraíba
Campeã Brasileira – 2009 / João Pessoa
Campeã Paulista Estudantil – 2009
Campeã Brasileira Estudantil - 2009 / Natal
Campeã Pan-americana – 2009 / Argentina
Campeã da seletiva Pan-americano e Mundial – 2010
Campeã Pan-Americana - Estados Unidos - 2010

Entre para a Torcida Virtual do Santos e comente sobre Fernanda Peinado


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.