Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Caio Júnior chega ao Botafogo após títulos e premiações no Catar

Em duas temporadas no Al-Gharafa, técnico venceu três títulos e teve aproveitamento de 67% dos pontos

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

Contratado na última quarta-feira para assumir o comando do Botafogo, o técnico Caio Júnior chega ao time de General Severiano com alguma desconfiança da torcida. Após quase duas temporadas 'escondido' como treinador do Al-Gharafa, do Catar, sua última passagem no Brasil ainda é lembrada por quase ter levado o Flamengo ao título de Campeão Brasileiro em 2008. A equipe perdeu jogadores importantes durante o campeoanto e apresentou uma queda de rendimento, terminando na quinta colocação, sem vaga na Copa Libertadores.

Porém, o técnico que desembarca no Rio de Janeiro na próxima sexta-feira, trará na bagagem títulos, premiações e um ótimo índice de aproveitamento durante sua passagem pelo Mundo Árabe. Comandando os brasileiros Araújo, atualmente no Fluminense, e Juninho Pernambucano, que segue no Al-Gharafa, Caio Júnior foi campeão da Liga do Catar, da Stars Cup e da Copa do Sheik Tamim na temporada 2009/2010. Na Liga dos Campeões da Ásia, maior torneio internacional do continente, a equipe foi até as quartas-de-final.

Foram 72 partidas no comando do Al-Gharafa, com 45 vitórias, 10 empates e 17 derrotas. Um aproveitamento de 67% dos pontos disputados. O treinador também foi eleito melhor treinador do Catar na última temporada. Números que impressionaram o gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros, responsável pela contratação do treinador.

"O Caio Júnior vem evoluindo muito como profissional. Fez ótimos trabalhos no Paraná, excelente desempenho no Flamengo e cresceu no período fora do país. Acima de tudo, sua grande virtude é se encaixar no perfil do Botafogo. Passamos para ele que o Botafogo tem uma estrutura intermediária, apesar de ser a melhor do Rio. Ele gostou do que ouviu. Acredita que o Botafogo tem boa estrutura e elenco para disputar as competições", disse o dirigente.

No começo de março, treinador e a diretoria do Al-Gharafa se reuniram e optaram pela rescisão amigável do contrato. O técnico já havia deixado claro que gostaria de voltar ao Brasil, e os dirigentes da equipe já não estavam mais satisfeitos com o desempenho da equipe. Caio Júnior deixou a equipe na quarta colocação da Liga do Catar, faltando cinco rodadas para o fim da competição.

Reencontros no Botafogo
Substituindo Joel Santana em um clube carioca pela segunda vez - a primeira aconteceu em 2008, no Flamengo -, Caio Júnior irá reencontrar alguns jogadores que já comandou. O novo treinador do Botafogo já trabalhou com Maicosuel, no Paraná, Everton, no Flamengo, e com o goleiro Jefferson, quando era auxiliar no Cruzeiro.

Foi com Caio Júnior, em 2006, que Maicosuel se firmou no cenário do futebol brasileiro. Ao lado do atacante Josiel, o meia foi destaque na campanha do Paraná, que venceu o Campeonato Paranaense e se classificou para a Copa Libertadores pela primeira vez. 

Outro jogador que conhece bem o novo técnico do Botafogo é o meia Everton, que foi indicado por Caio Júnior para o Flamengo, em 2008. O treinador insistiu em sua contratação, fazendo com que o Flamengo envolvesse cinco jogadores de sua categoria de base, além de uma quantia em dinheiro, para contratar Everton, que foi importante na conquista do Campeonato Brasileiro de 2009, já sob o comando de Andrade.

 

Leia tudo sobre: botafogocampeonato carioca 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG