Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Cade pede, e Clube dos 13 derruba ágio de 10% favorável à Globo

Apesar da vantagem, atual detentora dos direitos disse que não iria negociar com o C13 e, sim, diretamento com os clubes

Danilo Fariello, iG Brasília* |

O Clube dos 13 anunciou nesta terça-feira que retirou o ágio de 10% ao qual a Rede Globo tinha direito na disputa pela transmissão dos Campeonatos Brasileiros de 2012, 2013 e 2014. Segundo os dirigentes da entidade, a decisão foi tomada a pedido do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Na última sexta-feira, a Globo informou que não participará na concorrência do C13 e negociará diretamente com os clubes.

Nesta terça-feira, a direção do Clube dos 13 esteve reunida com o procurador-geral Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araújo e com o presidente do Cade, Fernando Furlan.

"Achávamos que, por haver penetração maior no público, a Globo não deveria ter esses 10% de ágio. Mas agora, na prática, vai ganhar quem der mais", afirmou o diretor-executivo do C13, Ataíde Gil Guerreiro.

Na última quarta-feira, a entidade divulgou as regras para a concorrência do televisionamento do Campeonato Brasileiro. A TV Globo, que atualmente detém os direitos, foi avaliada como melhor comercialmente para os clubes e por isso ganhou a vantagem, que será derrubada: ela poderia oferecer 10% menos que as concorrentes (Record e a RedeTV) e mesmo assim seria a vencedora. As propostas serão feitas em envelopes fechados, no dia 11 de março, e o valor mínimo estabelecido é de R$ 500 milhões.

Mesmo com a vantagem, a Globo anunciou que não participará da licitação. A entidade divulgou uma nota na última sexta-feira afirmando que irá negociar diretamente com os clubes. Corinthians, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Coritiba e Grêmio já anunciaram que vão tratar da venda dos direitos de transmissão diretamento com a emissora.

* colaborou Paulo Passos, iG São Paulo 

Leia tudo sobre: GloboClube dos 13Campeonato Brasileiro 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG