Famoso por acertar rebaixamento do River, burro Andrés, de Córdoba, não tem trabalhado na Copa América

Profeta bom é o polvo, porque profeta burro... Depois do polvo Paul ficar famoso na Alemanha ao acertar os principais resultados da Copa do Mundo de 2010, a Copa América da Argentina já tinha o seu candidato a profeta. Andrés assombrou a cidade onde vive, Córboda (a 750 km de Buenos Aires), a Argentina e, por que não, o mundo, ao acertar que o pequeno Belgrano, clube local, derrubaria o poderoso River Plate para a segunda divisão do Campeonato Argentino.

Quando tudo indicava que seus palpites mudariam o rumo do torneio sul-americano, seu dono resolveu colocá-lo de férias... “Não vou queimar o Andrés com a Copa América, não. Do jeito que a Argentina está, muito mal, era capaz de ele comer o feno com vitória da Argentina e aí, perdemos o profeta? Vou guardá-lo para o Apertura, em jogos do Belgrano contra o San Lorenzo, contra o Boca Juniors ”, contou ao iG Raúl Robles, o dono do burro Andrés, referindo-se ao campeonato que começa em agosto e que fecha a temporada na Argentina. A seleção argentina teve dois empates até agora na Copa América – 1 a 1 com a Bolívia e 0 a 0 com a Colômbia .

O burro Andrés acertou a previsão que o Belgrano iria superar o River Plate no Campeonato Argentino
Marcel Rizzo
O burro Andrés acertou a previsão que o Belgrano iria superar o River Plate no Campeonato Argentino
Andrés, de 9 anos, ficou famoso depois que um canal de televisão de Córdoba resolveu fazer a brincadeira no zoológico da cidade. O burro é uma das principais atrações do setor conhecido como granja (sim, o burro vive na granja), porque é dócil e faz a festa da criançada ao aceitar comida na boca. Será que Andrés também seria vidente?

Marcel Rizzo
Raúl Robles irá poupar o burro Andrés de fazer previsões durante a Copa América
“Colocamos três montes de feno: um com o nome do Belgrano, um com empate e outro com o do River. Ele comeu todo o do Belgrano e não deu outra, vitória no primeiro jogo”, contou Robles. O time de Córdoba venceu a partida de ida da “Promoción”, o playoff do rebaixamento do Argentino, por 2 a 0, em casa, e na volta poderia perder até por um gol que subiria de divisão e rebaixaria o River.

O jogo realizado no estádio Monumental de Nuñez terminou 1 a 1, mas quem conhecia Andrés já sabia: “Da segunda vez ele comeu o do empate e ainda deu uma beliscada no do Belgrano. Ou seja: acertou o resultado e ainda o time que jogaria a primeira divisão”, comemorou Robles. Ele jura pelo santo dos burros que os fenos colocados são idênticos – não existe o “mais gostoso”.

Pop star
A visita à granja, que é administrada por Robles, aumentou depois que Andrés virou profeta. Para entrar no local é preciso comprar um ingresso de 12 pesos argentinos (R$ 5), à parte do zoológico. Robles é realmente dono dele, pois pegou a concessão da granja e alguns dos animais, entre eles o burro, pertence a ele.

Andrés faz a festa das crianças. Dócil, fica o tempo todo perto da cerca pedindo comida e tirando fotografias. A pequena Sofia, 4 anos, por exemplo, estava com medo no início, mas depois que viu a mãe afagar o pelo do animal, se divertiu tentando pegar na orelha de Andrés.

O animal não pode ter filhos pois, como todos os burros, é estéril. Mas ele gosta de namorar e é ousado: prefere a égua e deixa a burrinha de lado. “A ‘burrinha’ dá muito coice, ele não gosta. Mas quando passa a égua...”, contou, todo empolgado, o “pai” de Andrés. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.