Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Brasileiros perdem protagonismo no superclássico espanhol

Atletas argentinos, em especial Messi, e espanhóis, além do português Cristiano Ronaldo, são as grandes estrelas do duelo Barcelona x Real Madrid desta segunda-feira

Amir Farha, iG São Paulo |

undefined

 

Os laterais Daniel Alves, Adriano e Maxwell, pelo Barcelona, e o também lateral Marcelo, pelo Real Madrid, são os únicos brasileiros com chances de atuar no clássico espanhol desta segunda-feira. Acostumados a protagonizar os duelos entre Barcelona x Real Madrid dos últimos tempos, os jogadores brasileiros tornaram-se meros coadjuvantes de um dos maiores clássicos do futebol mundial.

Único titular absoluto entre os atuais representantes do país no elenco barcelonista, o lateral-direito Daniel Alves é peça importante do time de Josep Guardiola, com várias jogadas ofensivas do time passando por seus pés. Em ascensão desde a chegada de José Mourinho, Marcelo, que atua no flanco esquerdo do Real Madrid, vem sendo um dos mais regulares da equipe na temporada. Ainda assim, nenhum deles desfruta do prestígio de outros conterrâneos que brilharam nos dois gigantes do futebol europeu.

Desde que Romário chegou ao Barcelona, na temporada 1993-94, tornou-se habitual a presença de craques brasileiros no time. O atacante ficou pouco mais de uma temporada no clube catalão e foi sucedido à altura por Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, que deixou o time em 2008. Todos conquistaram o prêmio de jogador do ano da Fifa enquanto defendiam as cores da equipe.

Getty Images
Rivaldo em ação contra o Real Madrid: brasileiro marcou cinco gols nos clássicos que disputou em cinco anos de Barcelona


No Real Madrid, o lateral Roberto Carlos foi contratado junto à Internazionale em 1996 e partiu apenas em 2007, como um dos maiores vencedores da história do clube. Ronaldo foi para o Real em 2002, tornando-se, juntamente com o hoje treinador Evaristo de Macedo, o único brasileiro a jogar pelos dois clubes. Dos três prêmios de melhor do mundo concedidos pela Fifa a Ronaldo, um veio quando ele era atleta do Real Madrid. Em 1997, Roberto Carlos foi agraciado com o segundo lugar do mesmo prêmio.

Com a ida de Kaká ao clube branco para a disputa da temporada 2009-10, a expectativa era de que o Brasil voltaria a ter um real protagonista no clássico. Melhor do mundo em 2007, Kaká chegou por 65 milhões de euros, dividindo os holofotes com Cristiano Ronaldo, contratado na mesma época. Em má forma física e técnica, o ex-Milan pouco produziu em seu primeiro ano e teve participações apagadas nos dois encontros com o Barcelona que acabaram em derrota. Ainda se recuperando de uma cirurgia no joelho, é possível que atue na partida do segundo turno.

Confira abaixo as maiores estrelas brasileiras com passagem pelos clubes a partir dos anos 90:

Romário
Chegou ao Barcelona na temporada 1993-94 e deixou o clube da Catalunha no andamento da temporada 1994-95, quando por vontade própria retornou ao Brasil. Vestindo a camisa 10 do dream team do técnico Cruijff, Romário foi artilheiro (30 gols) e campeão espanhol, além de ter sido protagonista de um dos maiores triunfos sobre o Real na história do clássico, anotando três vezes na goleada de 5 a 0 aplicada no estádio Camp Nou.

Ronaldo
Jogou pelo Barcelona apenas uma temporada, a de 1996-97, quando conquistou a Copa do Rei e a extinta Recopa européia. Foi vice do Campeonato Espanhol, então vencido pelo Real Madrid, mas foi artilheiro da competição com a incrível marca de 34 gols. Na passagem pelo Barcelona, Ronaldo teve maior destaque no clássico nos confrontos válidos pela Copa do Rei. Mas em um dos duelos da liga, o Barça superou o rival da capital por 1 a 0 com gol do brasileiro.

Em 2002, Ronaldo se juntou ao Real Madrid proveniente da Inter de Milão e atuou no clube até o final de 2006. No período, marcou quatro vezes sobre o Barcelona. Destaques para o gol em uma vitória conseguida no Camp Nou (2003-04) e outro que garantiu o empate em casa em uma temporada em que o Real se sagrou campeão espanhol e o atacante arrebatou a artilharia do certame, a de 2002-03. Atuando pelos dois times, Ronaldo contabiliza um total de sete gols nos confrontos, o que o torna o maior goleador do clássico entre brasileiros.

Getty Images
Ronaldinho e Roberto Carlos duelam no Santiago Bernabéu, em 2005: meio-campista do Barcelona deixou o gramado sob aplausos da torcida adversária

 


Roberto Carlos
Foi contratado na temporada 1996-97 e permaneceu no Real Madrid por 11 anos. Venceu três Ligas dos Campeões da Europa no período. É o atleta não espanhol com o maior número de aparições pelo clube em todos os tempos. Mesmo com incumbências mais defensivas em boa parte das ocasiões em que enfrentou o Barcelona, o lateral ostenta dois gols no confronto. O principal deles decretou o placar de 2 a 1 conseguido na casa do adversário em 2003, pelo Campeonato Espanhol.

Rivaldo
Chegou ao Barcelona na temporada 1997-98 com a responsabilidade de substituir Ronaldo e foi bicampeão espanhol nos cinco anos em que defendeu a equipe azul e grená. Debutou no clássico com vitória e gol em pleno estádio Santiago Bernabéu, em 1997. O meio-campista marcou em cinco oportunidades contra o Real. Sua atuação mais destacada ocorreu no segundo turno da temporada 1998-99, quando o Barcelona superou o rival em casa por 3 a 0 e praticamente assegurou o título espanhol daquele ano.

Ronaldinho Gaúcho
Jogou no Barcelona de 2003 a 2008. Chegou quando o clube passava por um momento conturbado e venceu uma Liga dos Campeões e dois Campeonatos Espanhóis. Logo na primeira temporada na Catalunha liderou o time em uma vitória conquistada em Madri sobre o Real. A maior glória contra o grande rival, no entanto, veio na temporada 2005-06, quando o brasileiro marcou dois golaços sobre a então equipe galáctica no estádio Santiago Bernabéu e, em uma cena rara, deixou o gramado ovacionado pela torcida adversária. Assim como Rivaldo, em cinco anos no Barcelona deixou sua marca cinco vezes diante do time de Madri.

 

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG