Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Brasileirão pode ter inédita rodada final com todos os jogos 'valendo'

Combinação de resultados pode fazer com que todos os jogos da 38ª rodada tenham pelo menos um time com situação ainda indefinida

Levi Guimarães, iG São Paulo |

Gazeta
No primeiro turno, clássico paulista foi vencido pelo Palmeiras. No segundo, pode ser decisivo
O Campeonato Brasileiro 2011 pode chegar à sua última rodada com uma situação inédita. Pela primeira vez desde a implantação do sistema dos pontos corridos, quando todos os times passaram a jogar até o final da temporada, a competição pode ter todos os dez jogos da rodada com pelo menos um time precisando da vitória para alcançar um determinado objetivo na tabela de classificação.

Corinthians é o favorito, mas Vasco e Flu estão vivos. Confira a classificação do Brasileiro

Embora o Corinthians tenha aberto dois pontos de vantagem na liderança e possa até ser campeão nesse fim de semana, também é possível que a decisão seja adiada, inclusive com o Fluminense permanecendo vivo. Para isso, os paulistas precisariam perder do Figueirense em Florianópolis e o Flu superar o Vasco no clássico carioca. Assim, os jogos das três equipes poderiam valer o título, situação que só ficaria atrá de 2009, quando Flamengo, Inter, São Paulo e Palmeiras chegaram à última rodada pondendo ser campeões.

Leia também: Confira o que aguarda seu time nas últimas rodadas do Brasileirão 2011

A disputa pelas últimas vagas na Copa Libertadores também promete ser quente. Com vitórias de Figueirense, São Paulo, Botafogo e Coritiba, além de um empate entre Flamengo e Internacional, todas essas seis equipes podem chegar ao dia 4 de dezembro sonhando em disputar a competição continental em 2012. Com um detalhe: os dos clássicos cariocas na última rodada (Botafogo x Fluminense e Vasco x Flamengo) valeriam título para um dos rivais e vaga na Libertadores para o outro.

Veja na tabela abaixo o que pode estar em jogo em cada partida da rodada final do Brasileirão.

38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011

Corinthians x Palmeiras - pode valer título para o Corinthians

  Botafogo x Fluminense - pode valer título para o Flu e vaga na Libertadores para o Botafogo

  Vasco x Flamengo - pode valer título para o Vasco e vaga na Libertadores para o Fla

  São Paulo x Santos - pode valer vaga na Libertadores para o São Paulo

  Internacional x Grêmio - pode valer vaga na Libertadores para o Inter

  Avaí x Figueirense - pode valer vaga na Libertadores para o Figueirense

  Cruzeiro x Atlético-MG - pode valer o rebaixamento para o Cruzeiro

  Atlético-PR x Coritiba - pode valer rebaixamento ao Atlético-PR e vaga na Libertadores ao Coritiba

  Bahia x Ceará - pode ser um confronto direto contra o rebaixamento

  Atlético-GO x América-MG - pode valer vaga na Sul-Americana para o Atlético-GO

Na parte intermediária da tabela, Atlético-GO e América-MG farão o jogo de menor rivalidade na 38ª rodada, mas os goianos devem entrar com tudo, buscando uma vaga na Copa Sul-Americana. E, um pouco mais abaixo, dois clássicos estaduais e um clássico regional que podem entrar para a história. Atlético-MG e Coritiba terão a oportunidade de colaborar com o possível rebaixamento do principal rival, o Cruzeiro e o Atlético-PR respectivamente. Enquanto isso, o duelo Bahia x Ceará pode ser um confronto direto para decidir quem fica na elite do futebol brasileiro e quem vai para a Segundona.

A rodada final do Brasileirão 2011 seria, portanto, a primeira com todos os jogos valendo, já que nos anos anteriores pelo menos duas partidas tinham adversários com situação já definida (em 2003, 2007, 2008, 2009 e 2010 dois jogos não tiveram nenhum objetivo em disputa; em 2004 e 2005, foram três; e, em 2006, seis jogos "não valeram nada"). Esse cenário - somado à decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de agendar os clássicos regionais para o fim do campeonato com o objetivo de evitar casos de "mala branca" - pode tornar o final deste Brasileirão ainda mais inesquecível.

Leia tudo sobre: brasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG