Tragédia que eliminou quatro brasileiros na Libertadores faz com que só cinco equipes disputem torneios paralelos

AE
Corinthians, de Liedson, teve semanas livres de preparação para o Brasileiro
O Campeonato Brasileiro começa neste sábado (21 de maio) e pela segunda vez desde o início dos pontos corridos, em 2003, o foco da maioria dos times estará somente nesta competição. Como em 2007, apenas cinco dos 20 participantes (25%) disputam campeonatos paralelos neste início: o Santos permanece na Libertadores (está na semifinal depois de eliminar o Once Caldas-COL, nesta quarta-feira) e Avaí , Vasco , Ceará e Coritiba se enfrentam nas semifinais da Copa do Brasil.

Vote: qual time é o favorito para ganhar o Brasileiro?

A diminuição de participantes desde 2003 (de 24 para 20 times) fez com que o Brasileiro começasse mais tarde agora (oito anos atrás a primeira rodada foi no final de março). Isso resultou em menos times participando da Copa do Brasil e da Libertadores, torneios que coincidem com o começo da competição nacional. Mesmo assim, normalmente três ou até quatro brasileiros estão nas quartas de final da Libertadores, o que não aconteceu este ano graças aos tropeços da “quarta trágica”: Inter, Grêmio, Fluminense e Cruzeiro caíram de uma vez, restando apenas o Santos.

Veja gráfico que mostra a diminuição do número de equipes que começaram o Brasileirão participando de outros campeonatos:

Atenção dividida (em porcentagem)

Clubes que começaram o Brasileiro em competições paralelas

Gerando gráfico...


“Preparação e foco em um campeonato como o Brasileiro é fundamental para o sucesso no final”, disse o técnico corintiano Tite. Eliminado em fevereiro ainda na primeira fase (chamada de Pré) da Libertadores, o Corinthians teve apenas o Paulista para se preocupar (perdeu a decisão para o Santos) e semanas livres para melhorar o condicionamento da equipe. E isso pode ser importante para começar bem a competição.

O Santos, por exemplo, tem perdido jogadores machucados com a sequência de jogos. Ganso e Jonathan tiveram problemas e não começam o Brasileiro. Pela semifinal da Libertadores , é provável que Muricy Ramalho opte por poupar atletas nas primeiras rodadas do Brasileiro, o que pode causar estrago no futuro: se tiver um início ruim, pode ser difícil se recuperar em uma competição tão equilibrada. E se não conquistar o título da Libertadores, a participação neste campeonato em 2012 dependerá de se posicionar entre os quatro do Brasileiro. Dilema?

“Vamos tentar usar sempre o melhor. Mas em algum momento você acaba priorizando”, disse Muricy depois da decisão do Campeonato Paulista, domingo passado.

Copa do Mundo
Sem jogos no meio da semana no começo do Brasileiro (datas reservadas para as finais da Copa do Brasil e da Libertadores), os clubes terão tempo maior de preparação e descanso. Alguns, como o Botafogo, optaram por trabalhar longe de casa (em um CT na cidade de Porto Feliz), interior de São Paulo, fazendo uma intertemporada normalmente possível apenas em anos de Copa do Mundo, quando o torneio para em junho.

No segundo semestre, Atlético-PR, Botafogo, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Ceará, Atlético-MG e Flamengo disputarão a Copa Sul-Americana, que desde o ano passado garante ao campeão vaga na Libertadores. Por isso é importante somar pontos quando pensam apenas no Brasileiro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.