Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Brasil tem um elenco inteiro nas quartas da Liga dos Campeões

Todos times que se classificaram para essa fase tem pelo menos um brasileiro participando da sua campanha

Gazeta |

O Brasil estará bem representado nas quartas de final da Liga dos Campeões, que começam nesta terça-feira. Cada um dos oito times que seguem no torneio tem pelo menos um jogador do País à disposição. Seria possível formar um elenco inteiro, inclusive com técnico, só com os atletas brasileiros que disputam a maior competição europeia de clubes.

Contabilizando o zagueiro Pepe (do Real Madrid, naturalizado português) e o atacante Eduardo (do Shakhtar Donetsk, naturalizado croata), o Brasil tem 26 jogadores nas quartas de final. O treinador é Leonardo, que dirigirá a Internazionale, da Itália, contra o Schalke 04, da Alemanha.

Os brasileiros mais famosos na Liga dos Campeões são justamente aqueles comandados por Leonardo. Entre eles estão o goleiro Júlio César, o zagueiro Lúcio e o lateral direito Maicon, que disputaram a última Copa do Mundo. Os jovens Philippe Coutinho e Daniel Bessa completam o grupo do Brasil na Inter de Milão.

Mas o time que mais conta com brasileiros é o Shakhtar Donetsk, em sua melhor campanha na história da competição. Além de Eduardo, os ucranianos têm os meias Fernandinho, Jadson, Willian e Douglas Costa e os atacantes Alex Teixeira e Luiz Adriano.

Getty Images
Jadson e Luiz Adriano, do Shakhtar

Outra equipe que está surpreendendo na competição, o Tottenham emprega o goleiro Gomes e o volante Sandro. Também estão no futebol inglês o zagueiro Alex e o volante Ramires, do Chelsea (o defensor David Luiz não pode reforçar os "Blues" porque já defendeu o Benfica nesta edição da Liga), além dos laterais gêmeos Rafael e Fábio e o meia Anderson, do Manchester United.

Os espanhóis também não dispensaram os serviços de atletas do Brasil. O Real Madrid inscreveu Pepe, o lateral esquerdo Marcelo e o meia Kaká, constantemente machucado, no torneio, enquanto o Barcelona pode utilizar os laterais Daniel Alves, Adriano e Maxwell.Já o Schalke 04 é o clube com menos brasileiros em seu elenco. Apenas o atacante Edu, de 29 anos, que antes passou pelo futebol sul-coreano, atua pelo clube da Alemanha.

Se o técnico Mano Menezes resolvesse convocar apenas jogadores que participam da Liga dos Campeões para a seleção brasileira, poderia formar o seguinte time: Júlio César; Maicon, Alex, Lúcio e Marcelo; Sandro, Daniel Alves, Kaká (Jadson) e Philippe Coutinho; Alex Teixeira e Luiz Adriano.

A história dos jogadores brasileiros na Liga dos Campeões começou a ter destaque em 1957, quando Julinho Botelho disputou a final pela Fiorentina - sua equipe acabou derrotada por 2 a 0 pelo Real Madrid. Três anos depois, o ponta direito Canário (naturalizado espanhol) foi titular na vitória do time espanhol sobre o Eintracht Frankfurt, por 7 a 3, e ficou com o título.

O primeiro brasileiro a ser campeão do principal torneio de clubes da Europa sem ser naturalizado foi Dino Sani, do Milan (que também contava com ítalo-brasileiro Mazzola), com vitória por 2 a 1 em cima do Benfica na decisão de 1962.

Saiba quem são os brasileiros nas quartas de final da Champions League:

Barcelona (Espanha)
Daniel Alves (lateral direito)
Maxwell (lateral esquerdo)
Adriano (lateral esquerdo)

Chelsea (Inglaterra)
Alex (zagueiro)
Ramires (volante)
*O zagueiro David Luiz não pode atuar porque já defendeu o Benfica no torneio

Internazionale (Itália)
Júlio César (goleiro)
Lúcio (zagueiro)
Maicon (lateral direito)
Philippe Coutinho (meia)
Daniel Bessa (atacante)
Leonardo (técnico)

Manchester United (Inglaterra)
Rafael (lateral direito)
Fabio (lateral esquerdo)
Anderson (meio-campista)

Real Madrid (Espanha)
Pepe (zagueiro) - naturalizado português
Marcelo (lateral esquerdo)
Kaká (meia)

Schalke 04 (Alemanha)
Edu (atacante)

Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Fernandinho (meia)
Jadson (meia)
Willian (meia)
Douglas Costa (meia)
Alex Teixeira (atacante)
Luiz Adriano (atacante)
Eduardo (atacante) - naturalizado croata

Tottenham (Inglaterra)
Gomes (goleiro)
Sandro (volante)

Leia tudo sobre: futebol mundialliga dos campeões

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG