Em Portugal, seleção foi derrotada pela equipe local, mas superou rivais nos critérios de desempate da tabela

Diante de três mil torcedores portugueses, a seleção brasileira de futebol de areia perdeu para Portugal por 4 a 2 em partida disputada na tarde desta sexta-feira (12), válida da última rodada do XVII Mundialito de Portimão. Mesmo assim, o Brasil ficou com o título superando Portugal e México nos critérios de desempate, e comemorou a 12ª conquista no torneio lusitano.

Os gols do jogo foram marcados por Benjamin e André, para os brasileiros, e Belchior, Jordan, Madjer e Coimbra, para os portugueses. Nas premiações individuais os anfitriões dominaram, com Graça eleito 'Melhor Goleiro' e Belchior levando os troféus de 'Artilheiro' (5 gols) e 'Melhor Jogador'.

Contando com o retorno de Mão, que não atuou contra México e França e Buru, poupado diante dos franceses, Alexandre Soares mandou sua força máxima à quadra. E o Brasil tinha uma boa vantagem antes da bola rolar para ser campeão: podia perder por até três gols que ficaria com o título, mesmo com a derrota, por causa dos critérios de desempate.

Jordan, em cobrança de falta, manteve as esperanças dos donos da casa em conquistar o título, fazendo o quarto gol: 4 a 2, aos 8'03". Madjer ainda acertou o travessão a um minuto do fim, mas o Brasil, mesmo derrotado, ficou com o título do Mundialito e comemorou a 12a conquista em 17 edições da competição.

Derrotado no jogo, mas vencedor da competição, Jorginho lamentou o fato do time ter perdido o jogo final. No entanto, destacou a atuação do goleiro rival e comemorou a conquista dos brasileiros.

"Não fizemos um bom primeiro tempo, mas acertamos a marcação na segunda etapa e jogamos dois períodos de bom futebol, criando oportunidades, pressionando Portugal, mas o Graça estava numa tarde inspirada. Perdemos o jogo, lutamos pela vitória, que não veio, mas alcançamos o objetivo, o título do Mundialito, e agora seguimos com a nossa preparação para a Copa do Mundo da Itália", afirmou o atacante.

A delegação retorna ao Brasil neste sábado (13), e retoma a preparação visando a edição 2011 da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer na praia de Copacabana, na próxima semana.

O Mundial será disputado entre os dias 1 e 11 de setembro em Ravenna, na Itália. Dezesseis seleções estão classificadas: Itália (sede), Rússia, Ucrânia, Suíça, Portugal, México, El Salvador, Taiti, Omã, Japão, Irã, Nigéria, Senegal, Venezuela, Argentina e Brasil.

A seleção brasileira é cabeça de chave do Grupo D, chave onde estão também México, Japão e Ucrânia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.