Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Brasil cai uma posição e encerra ano como quarta melhor seleção do mundo

Derrotado pela Argentina em amistoso, time de Mano Menezes foi superado pela Alemanha no último ranking da Fifa de 2010

Pedro Taveira, iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237882718984&_c_=MiGComponente_C

O Brasil encerrou o ano como a quarta melhor seleção do mundo. No último ranking da Fifa de 2010, divulgado nesta quarta-feira, o país voltou a ser superado pela Alemanha, que ocupa a terceira posição. Sob o comando de Dunga, a equipe abriu a temporada no segundo lugar e chegou ao topo antes da Copa do Mundo, mas caiu graças à fraca campanha na África do Sul. Campeã e vice mundiais, respectivamente, Espanha e Holanda seguem liderando a lista.

Pesou para a queda dos brasileiros a derrota por 1 a 0 para Argentina, em amistoso realizado no Catar em novembro. Foi o primeiro tropeço de Mano Menezes à frente do time nacional, que deixou o Brasil com 1.446 pontos, 39 a menos que os alemães que empataram por 0 a 0 com a Suécia no mês passado. Os argentinos mantiveram a quinta colocação.

AFP
Mano cumprimenta técnico argentino: derrota em amistoso custou posição no ranking

Campeã do Mundial sul-africano, a Espanha segue soberana. Nem a goleada por 4 a 0 sofrida para Portugal ameaçou sua liderança. Este é o terceiro ano seguido que os espanhóis terminam o ano no topo do ranking da Fifa. Com 1.887 pontos, o país está 164 à frente da Holanda, que bateu a Turquia por 1 a 0 em novembro.

Inglaterra, Uruguai e Portugual completam o grupo das 10 melhores seleções ao lado de Egito, que ganhou uma posição e subiu para nono, e Croácia, que caiu para a décima posição.

Para italianos e franceses, 2010 é um ano para se esquecer. Ambos os países fizeram feio na Copa do Mundo e isso se refletiu no ranking da Fifa. Após começar o ano na quarta colocação, a Itália terminou no 14º lugar. Já a França, que estava em sétima no início do ano, chegou a ocupar o 27º posto, mas se recuperou e acabou como 18º melhor time do mundo.

A lista divulgada pela Fifa considera todos os resultados das seleções nacionais nos últimos quatro anos, com mais relevância para os mais recentes.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG