Há quatro meses seleção está fora do 'top 5' da lista, um recorde negativo. Atual posição é a segunda pior da história

A seleção brasileira, comandada pelo técnico Mano Menezes, atingiu no mês de fevereiro sua pior sequência de posições no ranking da Fifa. Pelo quarto mês seguido, o Brasil não figura sequer no 'top 5', um fato inédito desde a criação do ranking, em agosto de 1993.

Nesta quarta-feira, a atualização da lista mostrou a seleção apenas na sétima colocação. Entre novembro e janeiro, Mano e seus comandados apareceram na sexta colocação, mas agora acabaram ultrapassados por Portugal.

Há nove meses, desde junho de 2011, o Brasil não é "top 3". Sob o comando de Dunga, a seleção chegou a ficar 12 meses longe do "pódio" (entre julho de 2008 e junho de 2009). Mesmo naquela sequência negativa, porém, o Brasil nunca apareceu abaixo do sexto lugar.

Segunda pior marca
A atual sétima colocação é a segunda pior marca do futebol brasileiro no ranking da Fifa. Desempenho pior, só na estreia da lista, em agosto de 1993, quando a seleção apareceu em oitavo lugar. O atual sétimo posto só foi repetido na própria gestão Mano Menezes, em setembro de 2011.

A atual sequência da seleção já se aproxima de um outro recorde negativo: o de mais tempo longe da primeira colocação do ranking. Neste mês de fevereiro, a equipe completou 20 meses de ausência do topo. A última vez em que a seleção apareceu no topo do ranking foi em maio de 2010.

Com isso, faltam apenas dois meses para tal recorde indigesto ser igualado. Entre setembro de 2007 e junho de 2009, o time verde-amarelo ficou 22 meses fora da primeira colocação.

Fora da curva
O atual desempenho da seleção é atípico no ranking da Fifa. A posição média do Brasil desde que o ranking foi criado é mesmo o primeiro lugar. Para se ter uma ideia, a seleção brasileira já ocupou tal posto por 74 edições seguidas, entre julho de 1994 e abril de 2001.

Depois, voltou ao topo em julho de 2002, para permanecer por mais 56 edições ininterruptas, até janeiro de 2007. Desde então, o Brasil ocupou a liderança apenas por períodos curtos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.