Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Braga supera o Benfica em casa e chega à primeira final europeia

Com muitos brasileiros, time de Paciência resistiu à pressão do rival e vai decidir Liga Europa com Porto

Gazeta |

O Braga venceu o Benfica por 1 a 0, no estádio Municipal de Braga, e chegou pela primeira vez em sua história a uma final europeia. O gol do meia Custódio e a derrota por 2 a 1 no estádio da Luz, semana passada, causaram a eliminação dos Encarnados na semifinal da Liga Europa.

Logo aos 19 minutos, Custódio completou escanteio cobrado da esquerda de cabeça, no ângulo do goleiro Roberto que nada pode fazer. O Benfica até tentou pressionar o time do técnico Domingos Paciência, mas poucas chances foram criadas para ambos os lados. No fim, inclusive, a equipe mais perigosa era a da casa.

O elenco do Braga conta com 11 brasileiros, em todas as posições: o goleiro Artur Moraes e Marcos, os zagueiros Paulão e Kaká, os meias Vandinho, Guilherme, Leandro Salino e Márcio Mossoró, e os atacantes Lima, Alan e Paulo César.

A final, em Dublin (IRL), está marcada para 18 de maio na Dublin Arena. O Braga vai enfrentar o Porto, que se classificou após vencer o Villarreal por 5 a 1 no primeiro jogo, em Portugal, e perder o segundo por 3 a 2.

AFP
Jogadores do Braga fazem festa no estádio municipal da cidade portuguesa

O jogo
A partida teve poucas chances claras de gol, mas, na primeira delas, o time da casa garantiu sua classificação. Aos 19 minutos, o meia Custódio completou escanteio cobrado da esquerda e acertou o ângulo do goleiro Roberto.

Atrás no placar, o Benfica tentava atacar, mas era surpreendido pelo Braga. Aos 30 minutos, Hugo Viana cobrou falta do lado direito, rasteiro para Sílvio chutar. O arremate passou perto da trave.

Aos 42 minutos, a melhor chance do Encarnados esteve nos pés do argentino Javier Saviola. Fábio Coentrão lançou Cardozo na esquerda, o paraguaio cruzou para a entrada da pequena área. Saviola bateu de primeira, mas acertou o poste. No rebote, o lateral esquerdo português ainda tentou completar, mas isolou.

No segundo tempo, o panorama foi o mesmo, mas as chances diminuíram. Antes do terceiro minuto, Hugo Viana tentou surpreender Roberto, de muito longe, mas o arqueiro do Benfica segurou. Depois, houve um chute de Jara, perto da trave de Braga.

Hugo Viana e Custódio quase ampliaram para os anfitriões, mas foram frustrados pelo goleiro Roberto. Nos últimos minutos, o Benfica teve uma chance de ouro, na cabeça do brasileiro Alan Kardec, mas seu compatriota Paulão cortou em cima da linha.

Confira imagens dos jogos da Liga Europa:

FICHA TÉCNICA - BRAGA 1 X 0 BENFICA

Local: estádio Municipal de Braga, em Braga (Portugal)
Data: 5 de maio de 2011, quinta-feira
Horário: 16h05 (de Brasília)
Árbitro: Martin Atkinson (ING)
Assistentes: Michael Mullarkey (ING) e Peter Kirkup (ING)
Assistentes Adicionais: Lee Mason (ING) e Michael Jones (ING)
Cartões amarelos: Artur, Paulão e Sílvio (Braga); Luisão, Maxi Pereira, Fábio Coentrão e César Peixoto (Benfica)
Gols: BRAGA: Custódio, aos 19 minutos do primeiro tempo

BRAGA: Artur; Garcia, Paulão, Rodríguez e Sílvio; Custódio, Hugo Viana e Márcio Mossoró (Kaká); Meyong Ze (Hélder Barbosa), Alan e Lima (Leandro Salino). Técnico: Domingos Paciência

BENFICA: Roberto; Pereira, Luisão, Jardel e Coentrão; Garcia, Martins (Alan Kardec), Gaitán e César Peixoto (Jara); Saviola (Felipe Menezes) e Cardozo. Técnico: Jorge Jesus

Leia tudo sobre: Liga EuropaBenficaBragaportugalfutebol mundialporto

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG