Tamanho do texto

Meia argentino teve participação decisiva em três vitórias do time na competição, incluindo o Fla-Flu

Os técnicos gostam muito de falar em formação de elenco, na necessidade de se ter peças de reposição para uma longa temporada com muitas competições simultâneas. O Flamengo de Vanderlei Luxemburgo tem uma clara dependência de Ronaldinho Gaúcho , rendendo muito mais quando ele está em campo, mas os coadjuvantes também brilham. Foi assim com Bottinelli na vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense , domingo, no Engenhão, pela 28 a rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja a classificação do Campeonato Brasileiro

Contratado como uma das grandes apostas de Luxemburgo , com contrato longo, de dois anos, renovável por mais dois, Bottinelli ainda não conseguiu se firmar como titular, mas já mostrou sua importância. Dos 47 pontos conquistados pelo Flamengo no Brasileiro, pode considerar nove na sua conta, incluindo os dois marcados contra o Fluminense, já que entrou em campo com o time em desvantagem de 1 a 0 no placar.

O resultado foi de extrema importância para o Flamengo, que emplacou sua terceira vitória seguida e o quinto jogo sem derrota . Com isso, chegou ao quarto lugar no Brasileiro e está quatro pontos atrás do Corinthians , líder da competição. A vitória tem a cara da virada sobre o Santos , quando o time estava na vice-liderança e venceu quatro jogos seguidas a partir daquele confronto na Vila Belmiro.

Autor de cinco gols no Brasileiro, Bottinelli também brilhou em outros dois jogos entrando no segundo tempo, ainda no primeiro turno da competição. Quando o Flamengo venceu por 3 a 2 o América-MG , em Sete Lagoas, deu um passe milimétrico para Ronaldinho fazer o gol da virada e marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo , no Engenhão. Os outros gols do argentino foram no empate em 3 a 3 com o Bahia , em Salvador, e na goleada por 4 a 0 sobre o Avaí .

Veja os números do Footstats, disponíveis em aplicativo iG Esporte para iPad e iPhone

“O Conca levou quatro anos no Brasil para fazer um grande campeonato”, disse Luxemburgo, em referência ao argentino campeão brasileiro pelo Fluminense e melhor jogador da competição no ano passado. “É uma cultura diferente. A gente quer que o jogador chegue aqui e arrebente. Ele teve duas viagens para a Argentina por causa da morte de um parente e da doença de outro”, emendou o treinador.

null

Bottinelli foi chamado por Luxemburgo logo depois do primeiro gol do Fluminense. Segundo o treinador, o gol da vitória marcado pelo argentino no clássico foi típico do jogador, aprovado pelo volante Fabiano , seu genro, e observado por Júnior Lopes, seu auxiliar no Flamengo, antes de ser contratado junto ao Atlas, do México, depois de fazer sucesso enquanto esteve emprestado ao Universidad Católica, do Chile.

“Ele finaliza muito bem e mostrou isso em outros jogos. O terceiro gol é característico dele, limpando e batendo cruzado. O Bottinelli já tem ajudado bastante e vai ajudar ainda mais. Contra o Fluminense, ficou mais caracterizado pelos dois gols que marcou”, explicou Luxemburgo.

A estreia de Bottinelli foi promissora. Em um amistoso em Londrina, marcou o gol da vitória por 2 a 1 sobre o América-MG , em cobrança de falta. Depois, sofreu com lesões e atuações abaixo da média durante o Campeonato Carioca. Emplacou o Brasileiro como titular, mas foi sacado com a chegada de Aírton. Principal opção nas ausências de Thiago Neves e Ronaldinho, não havia conseguido se estabelecer. Mas o argentino entende a dificuldade.

Veja também: o gol de Bottinelli contra o São Paulo

“A torcida do Flamengo é difícil de conquistar. Tem que trabalhar muito para conseguir isso”, disse Bottinelli, que recebeu de Thiago Neves a chance de cobrar a falta. “Eu pedi a ele e agradeço por ter me deixado bater. É muito importante fazer um gol desses, mas estou tranqüilo”, contou o argentino, de 24 anos.

Estatística (média por jogo) Valor
Cruzamentos (% de acerto) 10,5%
Desarmes 0,7
Dribles (% de acerto) 69%
Faltas recebidas 1,4
Finalizações 1
Lançamentos (% de acerto) 41,7%
Passes (% de acerto) 92,5%
Posse de bola 40 segundos
Viradas de jogo (% de acerto) 72,7%

Entre para a Torcida Virtual de Fla e opine sobre Bottinelli

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.