Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Botafoguenses veem vantagem em disputar o clássico no Engenhão

Apesar do Vasco ser o mandante da partida, clássico de domingo será disputado no estádio do adversário

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

Em um clássico, qualquer mínima vantagem pode fazer a diferença no resultado da partida. Por isso, os jogadores do Botafogo comemoram. Apesar do mando de campo da partida do próximo domingo ser do Vasco, o clássico será disputado no estádio Engenhão, casa do Botafogo. Como o estádio de São Januário tem capacidade máxima para 25 mil pessoas, o local não é liberado para a realização de grandes partidas.

Para o goleiro Jefferson, o fato da equipe conhecer melhor a estrutura do estádio as dimensões do gramado, pode apresentar uma ligeira vantagem. "O Engenhão é a nossa casa. Conhecemos bem o estádio porque treinamos lá, conhecemos cada parte do gramado, sabemos as dimensões. Vamos ter dificuldades, mas quem tem que ditar as regras na nossa casa é o Botafogo", declarou o goleiro do Botafogo.

Na última temporada, o Botafogo perdeu apenas duas partidas no Engenhão. Derrotas para o Santa Cruz, pela Copa do Brasil, e  para Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. Neste ano, na eliminação da Taça Guanabara, a equipe perdeu nos pênaltis para o Flamengo, mas é considerado o empate porque no tempo normal o jogo terminou 1 a 1. Retrospecto que dá confiança ao técnico Joel Santana.

"Quantos jogos já perdemos na história do Engenhão? Não deve passar de 10. No ano passado foram só dois, então tem que observar isso. É nossa casa. O torcedor precisa incentivar. Precisamos deles ao nosso lado, vendo as dificuldades. Acredito que ela estará conosco novamente no domingo", disse o treinador.

O pedido de apoio faz sentido. Entre os quatro grandes clubes do Rio, o Botafogo é quem tem apresentado a menor média de público no Campeonato Carioca: 6.841 pagantes. Número bem inferior que o apresentado no Campeonato Brasileiro de 2010, quando a equipe levou cerca de 18.623 torcedores ao estádio, em média.

Retrospecto como 'visitante' é regular
Desde o fechamento do estádio Maracanã, em setembro de 2010, Flamengo, Fluminense e Vasco também mandam seus clássicos no Engenhão. E como visitante da própria 'casa', o Botafogo não possui em retrospecto tão bom assim, já que ainda não venceu. Foram três partidas e três empates. Pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, 2 a 2 contra o Vasco e 0 a 0 contra o Fluminense. No Campeonato Carioca deste ano, 1 a 1 contra o Flamengo no tempo normal, depois eliminação nos pênaltis.

Vasco no Engenhão
Jogando no estádio do Botafogo, o Vasco tem um retrospecto equilibrado. São três empates, duas derrotas e duas vitórias. Um dos jogos mais inesquecíveis para a torcida do time de São Januário foi a goleada de 6 a 0 aplicada no Botafogo durante o Campeonato Carioca de 2010.

Leia tudo sobre: botafogovascocampeonato carioca 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG