Equipe carioca nunca venceu o rival atuando no Engenhão, e não vence o Fla pelo Brasileiro desde 2000

Satiro Sodré/Divulgação AGIF
Única derrota do Botafogo com Caio Júnior no banco foi justamente para o Flamengo
O clássico entre Botafogo e Flamengo tem chamado mais a atenção nos últimos anos quando as equipes se enfrentam pelo Campeonato Carioca. Desde 2007, os dois rivais decidiram quatro finais do torneio estadual e protagonizaram partidas emocionantes, com três títulos para o time da Gávea e um para a equipe de General Severiano. Mas se o assunto muda para Campeonato Brasileiro e Engenhão, o equilíbrio entre os times diminui.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

A última vitória do Botafogo sobre o Flamengo no torneio nacional aconteceu em outubro de 2000, quando a competição foi organizada pelo Clube dos 13 com o nome de Copa João Havelange. A vitória de 3 a 1 do time alvinegro foi conquistada com gols de Donizete, Sandro e Dênis, enquanto Petkovic descontou para o Flamengo. De lá pra cá, foram oito empates e oito vitórias dos flamenguistas.

Entre para a Torcida Virtual do Botafogo e convide seus amigos

Se o retrospecto deve incomodar os torcedores do Botafogo, os jogadores fazem questão de minimizar o histórico e garantem que as partidas do passado não entra em campo e nem são comentadas no vestiário, antes de mais um clássico.

"Nem sabia desse número. Acho que cada situação é diferente e temos que estar preparados para esse jogo de agora. Não vem ao caso esse retrospecto, são momentos diferentes. Até porque não atrapalha e nem ajuda em nada. Vamos em busca da vitória pois é um dos jogos mais importantes para a sequência do campeonato", declarou o meia Maicosuel.

Existem ainda outros dois dados que incomodam o torcedor do Botafogo. O primeiro é a 'seca' de vitórias no Engenhão. Em cinco partidas jogadas em seu estádio, o Botafogo teve duas derrotas e três empates contra o rival.

Além disso, a única derrota do técnico Caio Júnior no comando do Botafogo foi para o Flamengo. Na derrota para o Palmeiras, na estreia do Brasileirão, o time foi comandado pelo auxiliar Cassius Hartmann, já que o treinador do Botafogo havia sido suspenso por uma partida pelo STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.