Equipe carioca terá casa cheia, já que mais de 20 mil ingressos foram vendidos para a partida no Engenhão

Uma grande festa em casa. É isso que o Botafogo planeja para a partida contra o Ceará , nesta quarta-feira, às 16h, no estádio Engenhão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro . Com mais de 20 mil ingressos vendidos até o final da tarde de terça-feira , a equipe carioca espera um grande público para uma partida que pode até mesmo render a liderança do torneio nacional, dependendo de uma combinação de resultados dos adversários.

Na quarta colocação, com 37 pontos, o Botafogo pode se igualar ao líder Corinthians , que soma 40, ultrapassando o time paulista no saldo de gols. Porém, além de fazer sua parte contra o Ceará, o Botafogo precisa torcer por tropeços de São Paulo , Vasco e claro, o próprio Corinthians. Empolgação pelo bom momento não faltará, já que o time de General Severiano venceu os últimos três jogos pelo Brasileirão e está em bom momento na competição.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Fora de casa, o Ceará conquistou apenas seis dos 26 pontos que tem no campeonato. Mesmo assim, o técnico Caio Júnior espera dificuldades contra uma equipe que deverá atuar fechada. O clima, já que a partida será disputada às 16h, também é uma preocupação do treinador.

"O Ceará é uma equipe regular, que está fazendo um campeonato equilibrado, sabemos do potencial deles. Um time que tem velocidade, perigoso, forte fisicamente. Com uma característica diferente quando joga fora. Defende mais, usa mais o contra-ataque, a bola parada. Tudo amanhã será diferente. O jogo será mais quente, por ser às 16h. O clima vai ter uma influência e precisamos saber dosar o ritmo", declarou Caio Júnior.

Entre para a Torcida Virtual de Botafogo ou Ceará e convide seus amigos

Para o volante Renato , o Botafogo deve entrar em campo pensando apenas em vencer, sem se importar com os outros resultados. O jogador acredita que a equipe carioca não precisa ter 'pressa' para assumir a liderança, mas deve se manter nas primeiras colocações.

"Entramos em campo para conseguir a vitória e ficar no bolo do G-4. Queremos estar na briga pelo título até o fim. Faltando cinco, seis rodadas, mantendo essa campanha, vamos estar. Temos que fazer nossa parte, esquecer os outros e pensar no jogo contra o Ceará. Precisamos respeitar o adversário e entrar para conseguir os três pontos", disse o volante.

Veja a classificação e a tabela de jogos do Brasileirão

Para esta partida, o Botafogo não poderá contar com o lateral-esquerdo Cortês , suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras, na última quarta-feira. Márcio Azevedo será o seu substituto do jogador, que foi convocado pelo técnico Mano Menezes para os amistosos da seleção brasileira contra a Argentina.

O goleiro Jefferson , que voltou na última terça-feira de Londres, onde ficou no banco de reservas no amistoso do Brasil contra Gana , é dúvida, mas deverá entrar em campo contra o Ceará. O zagueiro Fábio Ferreira , liberado dos últimos treinos por conta da morte da irmã , pediu para atuar e também reforça o Botafogo.

Ceará quer se recuperar de empate com o Inter
AE
Ceará quer se recuperar de empate com o Inter
Ao contrário do Botafogo, o Ceará não chega muito motivado para este duelo. Após empate por 1 a 1 com o Internacional o time nordestino figura na 13ª posição com 26 pontos, apenas cinco a mais que a zona de rebaixamento. Para não se preocupar com a degola, o técnico Vágner Mancini quer sua equipe concentrada ao longo dos 90 minutos, respeitando o adversário.

"O Ceará tem apenas dois anos de Série A e por isso não é um time experiente nesta competição. Portanto, não podemos facilitar as coisas para o nosso adversário. Contra o Inter perdemos a concentração e sofremos o empate. Diante do Botafogo o mesmo erro será ainda mais fatal", disse Mancini.

Para este jogo Mancini segue sem poder contar com o artilheiro Marcelo Nicácio, vetado por conta de lesão na coxa direita. O setor será composto por Osvaldo e Washington. No meio-de-campo Enrico, que não foi bem contra o Internacional, pode ser barrado. Thiago Humberto está de sobreaviso e tem boas chances de começar jogando.

FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO X CEARÁ

Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de setembro de 2011, quarta-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Gilson Coutinho (PR) e José Pontarolo (PR)

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Maicosuel e Herrera; Loco Abreu
Técnico: Caio Júnior

CEARÁ: Diego; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Vicente; Michel, Heleno, Thiago Humberto (Eusébio) e Enrico; Osvaldo e Washington
Técnico: Vágner Mancini

*Com Gazeta Press

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.