Em caso de vitória, time carioca pode chegar à vice-liderança se o Corinthians perder para o Atlético-GO

Três resultados ruins na sequência e a torcida do Botafogo ligou o sinal de alerta. Ainda que a equipe carioca possa assumir a segunda colocação do Campeonato Brasileiro nesta rodada, os empates contra São Paulo e Santa Fé - o último pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana-, e a derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO , no último domingo, fizeram até mesmo o presidente se pronunciar sobre o desempenho da equipe, gerando um desconforto com os jogadores e o técnico Caio Júnior . Por isso, a vitória sobre o Bahia neste sábado se tornou tão importante pela pontuação, quanto para melhorar o ambiente de General Severiano.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Com 45 pontos, na quarta colocação, o Botafogo pode ultrapassar São Paulo e Corinthians , caso vença o Bahia e o time do técnico Tite seja derrotado pelo Atlético-GO. Porém, se for derrotado, o Botafogo pode perder a vaga no G4 para Flamengo ou Fluminense , que se enfrentam neste final de semana. Pela importância do triunfo, o técnico Caio Júnior usou palavras firme e pediu 'atitude de campeão' para seus comandados.

"Está na hora de assumir que somos uma equipe com possibilidade de chegar ao título. Isso passa por atitude, o torcedor ver que o time está querendo, não está de brincadeira. Tem 16 anos que o Botafogo não tem uma chance dessas, não podemos deixar escapar. Voltei para o Brasil com o sonho de ser campeão. Falta muito pouco, menos de dois meses para nos sacrificarmos e darmos algo mais. É preciso sentir essa pressão de fazer história", disse o treinador do Botafogo.

Porém, o Botafogo terá dois problemas para a partida contra o Bahia. Um na escalação do time, que não poderá contar com o goleiro Jefferson , que está com a seleção brasileira. Renan volta a ter uma chance entre os titulares. O ataque também será totalmente diferente da última partida. Herrera recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso automaticamente, e Loco Abreu foi convocado pela seleção do Uruguai.

Com isso, os jovens Caio e Alex , revelados pelas categorias de base, terão a oportunidade de começar a partida. O zagueiro Antônio Carlos , que foi poupado do treinamento da última quarta-feira, treinou normalmente nesta sexta-feira e estará em campo.

O segundo problema da equipe carioca atende pelo nome de Justin Bieber. Por conta do show do cantor canadense na última quinta-feira, o Botafogo não poderá jogar no estádio Engenhão, onde não perdeu nenhuma partida neste Campeonato Brasileiro. O confronto será realizado em São Januário, onde o Botafogo perdeu a única partida como mandante no torneio, contra o Corinthians, por 2 a 0, na estreia do volante Renato.

Outro desafio da equipe carioca é interromper a invencibilidade do Bahia contra times do Rio de Janeiro. Foram duas vitórias sobre o Fluminense, uma sobre o Flamengo, além de empates contra Botafogo, Vasco e novamente o Flamengo. Sabendo da dificuldade da partida, ainda mais por não poder atuar no Engenhão, o meia Maicosuel pede que o torcedor compareça e diz que o título só depende do Botafogo.

“Só podemos falar para o torcedor vir nos ajudar. Se estão desconfiados é porque provamos que podemos estar no topo. Estamos na briga, a cinco pontos do líder, dependemos só de nós mesmos para sermos campeões", afirmou, lembrando que o Botafogo ainda tem um jogo a menos e confrontos diretos pela frente.

No reencontro com o Botafogo, Joel Santana ainda não poderá contar com o meia Carlos Alberto , com dores no púbis, e o lateral-esquerdo Ávine , que foi submetido a uma artroscopia no joelho direito. Com sua equipe ocupando a 14ª colocação na tabela com 33 pontos, o treinador ressaltou a importância de um resultado positivo.

"O Botafogo é uma grande equipe, forte dentro de casa e que está brigando por título ou Libertadores. Nós temos o objetivo de conquistar mais 12 pontos, para afastar qualquer chance de rebaixamento. Depois de atingirmos essa meta, vamos buscar a Sul-Americana, mas tudo com pés no chão, conquistando isso a cada rodada. Vamos para o Rio de Janeiro em busca de um bom resultado, confiando na qualidade do time que temos e que vem mostrando isso no segundo turno", afirmou.

FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO X BAHIA

Local : Estádio São Januário (RJ)
Data : 08 de outubro de 2011, sábado
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro : Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Altemir Hausmann (PR)

BOTAFOGO: Renan, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Caio, Elkeson e Maicosuel; Alex. Técnico : Caio Júnior

BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Hélder, Lulinha e Maranhão; Reinaldo e Souza. Técnico : Joel Santana

Entre na torcida virtual do Botafogo e convide seus amigos


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.