Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Botafogo promete valorizar a base em 2011

O próximo que pretendo lançar é o Guilherme, que tem qualidade, revelou o técnico Joel Santana, se referindo ao lateral esquerdo do time de juniores

Gazeta Esportiva |

Com boa parte do elenco mantida para a próxima temporada, devido aos contratos de longa duração assinados pelos jogadores, a diretoria do Botafogo busca renovar alguns vínculos que ainda estão pendentes e contratar alguns reforços pedidos pelo técnico Joel Santana. Porém existe o consenso no clube que em 2011 será preciso apostar ainda mais alto nas categorias de base a fim de se revelar jogadores feitos no clube carioca. A ideia é que os jovens sejam incorporados aos poucos pela comissão técnica.

Ao longo de 2010 o Botafogo conheceu o talento do atacante Caio, considerado um talismã de Joel Santana e que teve papel de destaque na conquista do título carioca. O jogador, que foi contratado junto ao Volta Redonda para as categorias de base do Botafogo, foi lançado pelo técnico em sua estreia, na vitória de 2 a 1 sobre o America pela Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual. Poucos minutos depois de entrar em campo, Caio fez o gol que garantiu os três pontos a Joel em seu primeiro jogo pelo time. A condição de ídolo ficou mais evidente em gols importantes contra Flamengo e contra Fluminense, ambos pelo Campeonato Carioca.

Com a aposta em Caio tendo dado certo, o volante Lucas Zen e o atacante Alex foram lançados em poucos jogos do Campeonato Brasileiro. O primeiro foi titular nas últimas partidas da equipe no Campeonato Brasileiro, enquanto que Alex entrou no segundo tempo em algumas ocasiões e chegou a ter o nome gritado pelos torcedores.

"Lançamos o Lucas Zen e o Alex ao longo deste Campeonato Brasileiro, mas com o devido cuidado que este tipo de situação pede. São jovens talentosos, que têm tudo para dar certo e, por isso mesmo, não podem ser queimados", explicou Joel.

O treinador pretende dar sequência a este trabalho em 2011. "O Botafogo tem outros jogadores interessantes em suas categorias de base. O próximo que pretendo lançar é o Guilherme, que tem qualidade e será observado também", disse Joel, se referindo ao lateral esquerdo do time de juniores.

Joel Santana também deverá pedir aos dirigentes para que seja dada mais uma oportunidade ao meia Rodrigo Dantas. O jogador foi lançado nos profissionais há dois anos, mas nunca conseguiu se firmar. Acabou emprestado ao América-RN para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Após um bom começo no clube potiguar acabou se lesionando e retornou no fim do ano. Agora, deverá ser reintegrado ao elenco para 2011.

Apesar de Joel Santana e dos dirigentes concordarem sobre a situação envolvendo o aproveitamento de jogadores das categorias de base, os investimentos na contratação de reforços continuarão altos, pois os jovens serão lançados aos poucos e não serão tratados como soluções imediatas.

Leia tudo sobre: botafogo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG