Em caso de uma vitória sobre o Macaé e o tropeço do Resende, o Botafogo conquista ainda a primeira colocação

O Botafogo visita o Macaé neste sábado, às 16h20 (de Brasília), no Estádio Cláudio Moacyr, pela última rodada da fase de classificação da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O time aparece em segundo lugar do Grupo A com os mesmos 12 pontos do Resende, líder, e do Flamengo , que está em terceiro por levar desvantagem nos critérios de desempate.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Como os flamenguistas jogarão no mesmo horário com o Resende, os botafoguenses, que golearam o Bonsucesso por 4 a 1 no último fim de semana , necessitam de um simples empate para chegar às semifinais. Já os macaenses, embalados pelo triunfo de 1 a 0 sobre o Olaria, estão na quarta posição com oito pontos, mas não almejam mais a vaga na próxima etapa.

TEMPO REAL: Acompanhe todos os jogos da rodada, lance a lance, no iG

Em caso de uma vitória sobre o Macaé e tropeço do Resende, o Botafogo conquista ainda a primeira colocação. Em caso de derrota botafoguense, a classificação virá apenas se o Flamengo também sair derrotado. Apesar da vantagem do empate, os alvinegros prometem adotar uma postura ofensiva em Macaé.

Confira a classificação e a tabela de jogos do Campeonato Carioca 2012

Herrera entra no time titular do Botafogo no lugar do lesionado Loco Abreu
AE
Herrera entra no time titular do Botafogo no lugar do lesionado Loco Abreu

"Não podemos entrar em campo com o pensamento do empate, pois dessa maneira estaremos dando chance ao azar e caminhando para perdermos o jogo. Não vejo motivos para mudarmos a nossa maneira de atuar, que vem dando certo, pois apresenta um Botafogo em evolução a cada partida. O nosso pensamento é voltar a fazer uma boa partida e conquistar os três pontos, mesmo cientes de que teremos um time muito bem armado pela nossa frente", disse Oswaldo de Oliveira , técnico do Botafogo.

Leia também: Jobson admite expectativa por retorno ao Botafogo

Na visão dos jogadores do Botafogo, não seria correto entrar em campo pensando no empate. Dessa maneira, eles buscaram mais uma motivação no confronto diante do Macaé e agora têm como meta a conquista da primeira colocação do grupo, mesmo sabendo que não dependem apenas das próprias forças para isso.

"A gente respeita o Macaé, mas queremos a vitória e o primeiro lugar do grupo. Sabemos que eles não têm mais chances, mas querem ir bem contra os grandes. Os jogadores de equipes menores querem seu espaço em grandes clubes, por isso, jogam a partida de suas vidas em jogos como esse", disse o volante Renato .

Para este compromisso o Botafogo estará bem desfalcado. Mais uma vez o meia Andrezinho , que segue em tratamento por conta de um edema na coxa direita, vai ficar de fora. Nesse caso, Felipe Menezes continuará mantido no setor. Também com lesão na coxa direita, o atacante Loco Abreu virou desfalque de última hora.

Veja fotos dos treinos dos clubes para a rodada do final de semana de carnaval:

Herrera atuará no ataque. Mesmo com a classificação perto de ser conquistada, Oswaldo de Oliveira descartou preservar os atletas pendurados com dois cartões amarelos. Se encontram nesta situação o zagueiro Antônio Carlos , o lateral esquerdo Márcio Azevedo , o volante Marcelo Mattos e o meia Maicosuel .

Pelo lado do Macaé, o técnico Toninho Andrade espera tirar proveito da postura ofensiva que o Botafogo promete adotar.

"Vamos em busca de uma vitória, mas jogando com inteligência e tirando proveito da necessidade que o Botafogo tem de se classificar para as semifinais", afirmou o comandante do Macaé.

Em relação à escalação, o atacante Josiel, já com a forma física mais perto do ideal, vai começar atuando ao lado de Alexsandro, que retorna de suspensão. Assim, Pipico atuará mais recuado, auxiliando na criação de jogadas, uma vez que André Gomes terá que cumprir suspensão imposta pelo TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) por conta de sua expulsão no empate sem gols com o Flamengo.

FICHA TÉCNICA - MACAÉ X BOTAFOGO

Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Data: 18 de fevereiro de 2011 (Sábado)
Horário: 16h20(de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Rodrigo Joia (RJ) e Rodrigo Correa (RJ)

MACAÉ: Luiz Henrique, Valdir, Ramon, Douglas Assis e Gérson; Gedeil, Bruno Barra, Wallacer e Pipico; Alexsandro e Josiel
Técnico: Toninho Andrade

BOTAFOGO: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes, Elkeson e Maicosuel; Herrera
Técnico: Oswaldo de Oliveira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.