Espaço na sede de General Severiano ilustra grandes momentos da história do clube com fotos históricas

Presidente do Botafogo homenageia descendentes de fundadores do clube
Satiro Sodré/Divulgação AGIF
Presidente do Botafogo homenageia descendentes de fundadores do clube
Relembrar o passado também valoriza o presente. Foi com esse pensamento que o Botafogo homenageou os fundadores do clube carioca na noite desta quarta-feira, na sede de General Severiano. Com a presença de ex-jogadores, sócios e membros da diretoria, o Botafogo inaugurou o Memorial aos Fundadores, um Túnel do Tempo relembrando os grandes momentos da história do clube, além de condecorar descendentes dos responsáveis pela criação do time.

Siga o Twitter do iG Botafogo e receba notícias do time em tempo real

Representando os fundadores, descendentes de seis das 11 famílias (outros cinco ainda não foram encontrados pelo clube) foram chamados ao palco do Salão Nobre para receber uma réplica da taça Caxambu, primeiro título da equipe de futebol do Botafogo Football Club, criado em 1904 e precursor do Botafogo de Futebol e Regatas, nascido em 1942 na fusão com o Club de Regatas Botafogo.

Entre para a torcida virtual do seu time e o ajude a assumir a liderança do ranking

Depois, o 'tour' estreou o Memorial Botafogo, com o nome dos 11 fundadores, fotos das primeiras equipes de futebol e as duas primeiras taças conquistadas pelo clube: a Caxambu, de 1906, e o Estadual, de 1907.  Na sequência, os convidados seguiram para o Túnel do Tempo. Trata-se do corredor que liga a entrada de General Severiano ao complexo esportivo do clube, que ganhou fotos, piso em grama sintética, sons do hino do clube e cantos da torcida, e informações sobre a história botafoguense em ordem cronológica.

Presidente do Botafogo homenageia descendentes de fundadores do clube
Satiro Sodré/Divulgação AGIF
Presidente do Botafogo homenageia descendentes de fundadores do clube
"A diretoria sempre foi muito atenta com as questões da tradição. Estamos seguindo uma política que não é minha. Nada melhor que contar a história na sede histórica do clube. O Memorial dos Fundadores é interessante pela forma como o Botafogo foi fundado. Por adolescentes, numa aula em um colégio. Graças ao sonho desses garotos nós podemos estar aqui hoje", declarou o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.

A noite foi encerrada com a entrega de estrelas aos sócios que ajudaram financeiramente na construção do Túnel do Tempo. A visitação para sócios é livre, enquanto torcedores devem agendar um 'tour' para conhecer o clube os novos monumentos. No próximo dia 12, comemora-se 97 anos de fundação do Botafogo Football Club. Em 1942, ocorreu a fusão com o Club de Regatas Botafogo - união que resultou no atual Botafogo de Futebol e Regatas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.