Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Botafogo goleia o Americano por 4 a 0 e mantém 100% na Taça Rio

Equipe conquistou sua terceira vitória seguida em grande noite de Herrera, que marcou duas vezes

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

Se nas últimas partidas o Botafogo venceu, mas não convenceu sua torcida, neste sábado a história foi diferente. Mesmo com desfalques, a equipe de General Severiano dominou o Americano do início ao fim e não teve dificuldades para aplicar uma goleada de 4 a 0. A vitória se desenhou no primeiro tempo, quando a equipe fez dois gols, com Herrera e Loco Abreu, e se confirmou na segunda etapa, com João Filipe e mais um do argentino Herrera.

 

Além de empolgar a torcida, o triunfo mantém o Botafogo com 100% de aproveitamento na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, e na liderança do grupo B, com nove pontos em três jogos. Agora o Botafogo se prepara para o clássico contra o Vasco, no próximo domingo, às 18h30, no estádio Engenhão. Apesar de jogar em casa, o mando de campo da partida é da equipe de São Januário. No mesmo dia, mas às 16h, o Americano recebe o Madureira no estádio Godofredo Cruz, em Campos dos Goytacazes.

AE
Herrera marcou duas vezes na goleada do Botafogo


O Jogo
Com poucas opções para escalar a equipe, já que o meia Renato Cajá está sendo negociado com um clube da China, e o volante Bruno Tiago sofreu um estiramento na coxa, o técnico Joel Santana levou a formação treinada durante a semana, com o retorno de Somália ao meio-campo da equipe. O volante Marcelo Mattos, que está recuperado de uma inflamação na sola do pé, não ficou no banco de reservas, preservado para o clássico contra o Vasco.

O Botafogo começou melhor na partida, pressionando a saída de bola do adversário. As jogadas saiam principalmente com o meia Everton, caindo em velocidade pelos dois lados do campo, e com o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, bastante acionado na esquerda.

A primeira grande oportunidade para a equipe da casa aconteceu aos sete minutos da primeira etapa. Somália recebeu ótimo passe dentro da área e, na cara do gol, chutou em cima do goleiro. No rebote, Loco Abreu driblou o zagueiro, mas acabou batendo em cima da zaga do Americano.

Tocando a bola rápido, o clube de General Severiano chegou logo ao primeiro gol. Aos 14 minutos, Lucas avançou pela direita e cruzou para a área. Loco Abreu subiu para cabecear, mas foi empurrado pelo zagueiro Ayrton. Pênalti marcado pelo árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro. Na cobrança, Loco Abreu deixou a bola para o argentino Herrera, que bateu forte, no meio do gol, para abrir o placar no estádio Engenhão.

E quando o Americano tentou responder, saindo mais para o ataque, acabou levando o segundo gol. Somália cortou um cruzamento na defesa, carregou a bola e fez lindo lançamento para o atacante Loco Abreu, que entrou na área e chutou cruzado, sem chances para o goleiro, marcando o segundo gol da partida, aos 27 minutos da primeira etapa.

Apesar do domínio, o Botafogo quase sofreu um gol antes do final do primeiro tempo. Aos 36, após cruzamento da esquerda, Índio subiu completamente livre e cabeceou para fora, fazendo a bola raspar a trave esquerda do goleiro Jefferson. E com a partida controlada, praticamente sem levar sustos, a equipe comandada pelo técnico Joel Santana foi para o intervalo com uma vantagem confortável.

As duas equipes voltaram sem mudanças para a segunda etapa, mas o Botafogo continuou imprimindo seu ritmo veloz e não deu chances para o adversário. Logo aos cinco minutos da segunda etapa, após cobrança de escanteio, Everton ficou com a bola e cruzou da esquerda. O zagueiro João Filipe apareceu de surpresa na área e completou de primeira, marcando o terceiro gol do Botafogo na partida.

Quatro minutos depois, um lance incrível de Loco Abreu, que recebeu lançamento livre, avançou e tentou tocar por cima do goleiro Jefferson. A bola saiu baixa, mas passou raspando a trave direita do goleiro do Americano.

Para manter a velocidade do Botafogo, o técnico Joel Santana trocou o volante Somália pelo atacante Caio. Mas foi com um belo passe que o clube de General Severiano marcou mais um. Lucas deu linda enfiada de bola para Herrera, que recebeu dentro da área e soltou a bomba para marcar o quarto gol do Botafogo, seu segundo gol no jogo.

No final, com o Americano já batido, o Botafogo apenas tocou a bola e garantiu a vitória, deixando o estádio Engenhão aplaudido pela torcida e com a liderança do grupo B.

FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO 4 x 0 AMERICANO
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de março de 2011 (Sábado)
Horário: 18h30(de Brasília)
Público: 4.044
Renda: R$ 70.870
Árbitro: Leonardo Garcia Carvalho
Assistentes: Ediney Mascarenhas e Silbert Sisquim
Cartões amarelos: Somália (Botafogo) Ayrton, Carlos Alberto (Americano)

GOLS
Botafogo - Herrera, aos 14 minutos do primeiro tempo e aos 25 minutos do segundo tempo; Loco Abreu, aos 27 minutos do primeiro tempo; João Filipe, aos cinco minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas (Alessandro), João Filipe, Márcio Rosário e Márcio Azevedo (Guilherme); Rodrigo Mancha, Arévalo, Somália (Caio) e Everton; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

AMERICANO: Jefferson, Ayrton (Felipe), Elson, Gustavo Breda e Carlos Alberto; Índio (Renan), Marciel, Flávio Medina e Gustavinho; Eberson e Diego (Léo Santos)
Técnico: Toninho Andrade
 

Leia tudo sobre: botafogocampeonato carioca 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG