Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Botafogo e Vasco levam vantagem com viagens curtas na reta final

Equipes terão rotas mais curtas e menos jogos fora de casa que rivais na briga pelo título brasileiro

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

Na reta final do Campeonato Brasileiro, qualquer vantagem mínima sobre os concorrentes é de se comemorar. Por isso, Botafogo e Vasco podem sorrir ao observar a tabela com os últimos sete jogos. As duas equipes do Rio serão as que viajarão menos e com as menores distâncias em comparação aos rivais na briga pelo título nacional.

Veja mais: Vasco lidera o Brasileirão e Botafogo é o 3º. Tenha a tabela atualizada

A menor distância percorrida será do Vasco, que enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, e Palmeiras, no Pacaembu. Somadas, as duas viagens de ida levam 930 quilômetros, em média. Na segunda colocação aparece o Botafogo, também com duas partidas fora de casa, ambas para a cidade de Sete Lagoas, onde o time de General Severiano encara primeiro o América-MG, depois o Atlético-MG, com cerca de mil quilômetros percorridos.

Leia também: Loco Abreu é convocado pelo Uruguai e pode desfalcar o Botafogo

Porém, o Botafogo terá duas vantagens contra o Vasco. A equipe comandada pelo técnico Caio Júnior possui a melhor campanha como mandante, com 75% de aproveitamento dos pontos disputados. Outro ponto favorável ao time de General Severiano é a definição da última rodada. Enquanto Botafogo e Fluminense devem atuar no Engenhão, Vasco e Flamengo podem ter que viajar para fora do Rio para disputarem a partida.

Veja também: Prass ironiza suposta acomodação do Vasco citando campanha do ano

No ranking das menores distâncias percorridas, o Flamengo aparece na terceira colocação, com 3640 quilômetros, em média. O time da Gávea enfrenta o Grêmio, no Olímpico, Coritiba, no Couto Pereira e Atlético-GO, no Serra Dourada. Depois vem o Corinthians, com viagens para enfrentar o América-MG, no Parque do Sabiá, Ceará, no estádio Presidente Vargas e Figueirense, no Orlando Scarpelli, somando 4175 quilômetros percorridos.

Leia mais: Abel diz que favoritismo do Flu sobre o Ceará não importa dentro de campo

Mais 'prejudicado' pela tabela, o Fluminense aparece com a rota mais complicada. A equipe viaja para Fortaleza, onde enfrenta o Ceará, Porto Alegre, para enfrentar o Inter e Florianópolis, para jogar contra o Figueirense, com uma distância calculada em 5275 quilômetros.

Para o volante Lucas Zen, do Botafogo, a vantagem de ter mais jogos em casa e viajar menos que os rivais pode ser decisiva na disputa pelo primeiro lugar no final do campeonato. "Temos que agarrar a oportunidade na reta final e fazer de tudo para ajudar o Botafogo. Dos últimos sete jogos, temos cinco em casa. Esse fator pesa muito, temos um excelente aproveitamento aqui. Podemos ficar muito perto do título", disse o volante do time carioca.

Entre para a Torcida Virtual do Botafogo e comente a reta final da equipe

Leia tudo sobre: BotafogoFlamengoFluminenseCorinthiansVascoBrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG