Cariocas podem ultrapassar o Corinthians com combinação de resultados. Palmeiras tem 4 desfalques

Fernando Soutello/Divulgação AGIF
Zagueiro Gustavo ganha uma chance no Botafogo com a ausência de Antônio Carlos
Enquanto o Corinthians conquistou apenas 33,3% dos pontos nas últimas nove rodadas do Campeonato Brasileiro , equipes que estavam distantes do atual líder na tabela somaram mais vitórias e começaram a sonhar com o título brasileiro. Para se candidatar ainda mais ao posto e garantir um lugar no G4, Botafogo e Palmeiras , embalados por vitórias na 'rodada dos clássicos', se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio Engenhão, pela 20ª rodada do torneio nacional.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real 

Com 34 pontos, na quinta colocação, o Botafogo pode até mesmo assumir a liderança da competição caso conquiste uma vitória e Corinthians, Flamengo, São Paulo e Vasco percam suas partidas. Para o Palmeiras, que é o sexto colocado, com 32 pontos, uma vitória deixa o time entre os cinco primeiros, na zona de classificação para a Copa Libertadores , já que o Vasco está garantido na competição. Além disso, a diferença para o líder pode cair para somente dois pontos.

Siga o Twitter do iG Palmeiras e receba as notícias do seu time em tempo real

Para derrotar o adversário e manter o ótimo aproveitamento de 81,4% em casa, o técnico Caio Júnior quer um time agressivo e que finalize muito a gol. Porém, o comandante do Botafogo também pede atenção aos lances de bola parada com o volante Marcos Assunção .

"Nosso diferencial tem que ser o jogo coletivo, a posse de bola e um número bom de finalizações. Se não finalizar o suficiente, fica complicado. Tenho até um número de finalizações na cabeça que quero que eles alcancem. É esse meu objetivo. Além disso, temos que ter cuidado com o Marcos Assunção. Já tivemos a preocupação da bola parada contra o Fluminense, então eu pedi para não fazerem faltas perto da área, mas jogo é jogo. Os jogadores poder cavar algum lance, mas temos que tentar evitar", declarou o treinador do Botafogo.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e convide seus amigos

O único desfalque da equipe carioca em relação ao último jogo, na vitória sobre o Fluminense, será o zagueiro Antônio Carlos, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita e ficará três semanas afastado dos gramados. Gustavo, que teve bons momentos na carreira com o Palmeiras, será o substituto. O jogador comentou a importância em derrotar o time paulista.

"É um confronto de seis pontos com o Palmeiras. Podemos abrir vantagem em relação a eles e ainda buscar a liderança. É uma motivação a mais. Temos do outro lado uma grande equipe, que venceu o clássico contra o Corinthians. Se fizermos tudo certinho, podemos sair com um resultado favorável. Cada jogo é encarado como uma final, não podemos dar mole. O grupo já mostrou que tem qualidade, a torcida está vindo para o nosso lado e vamos buscar os nossos objetivos", disse o zagueiro.

Veja como foi o duelo entre Palmeiras e Botafogo no primeiro turno

O Palmeiras entra em campo no Engenhão com um pedido especial do técnico Luiz Felipe Scolari, que estará nas cabines, cumprindo o último jogo de suspensão imposto pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva): 'Vençam o Botafogo'. A frase veio logo após o triunfo diante do Corinthians, no último domingo, por 2 a 1, em Presidente Prudente.

Para o treinador, é mais do que importante conquistar três pontos no Rio de Janeiro para poder entrar de vez na briga pelo título, para pelo menos manter a proximidade dos líderes. Essa seria apenas a segundo vitória fora de casa do Palmeiras, que só venceu o Figueirense jogando como visitante. Em outras cinco ocasiões, jogando longe dos domínios, o time paulista teve cinco empates.

Felipão cumprirá último jogo de suspensão
AE
Felipão cumprirá último jogo de suspensão
"Antes de pensar e falar em brigar pelo título, precisamos pensar em vencer o nosso concorrente direto. E se venceremos, vamos entrar na briga, sim. Precisamos vencer no Rio de Janeiro", afirmou o treinador, que comandou o último treino na terça-feira sem poder contar com Kleber e Thiago Heleno, que foram poupados por causa de uma dor muscular e uma amidaglite, respectivamente.

Os dois jogadores, aliás, farão testes antes do jogo contra o Botafogo para terem certeza de que estão com 100% de condições. Os dois foram relacionados, mas os substitutos também já estão prontos e relacionados: Maurício Ramos e Vinícius. Além dessas dúvidas, Felipão tem outros quatro desfalques certos: Maikon Leite, machucado, Valdivia, na seleção chilena, Luan, suspenso, e Marcos, poupado.

FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO X PALMEIRAS

Local : estádio Olímpico João Havelange, o 'Engenhão', Rio de Janeiro (RJ)
Data : 31 de agosto de 2011 (quarta-feira)
Hora : 21h50 (de Brasília)
Árbitro : Francisco Carlos Nascimento (AL)
Auxiliares : Erich Bandeira (Fifa/PR) e Alessandro Rocha Matos (Fifa/BA)

BOTAFOGO : Jefferson, Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera e Loco Abreu
Técnico : Caio Junior

PALMEIRAS : Deola, Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção, Márcio Araújo e Tinga; Kleber e Fernandão
Técnico : Flávio Murtosa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.