Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Botafogo, disposto a seguir sonhando, visita o Avaí

Cada três pontos que conquistamos é um degrau que subimos, disse o treinador Joel Santana

Gazeta Esportiva |

Sem perder há 11 partidas e tendo vencido seus três últimos compromissos. Este é o Botafogo, que neste domingo visita o Avaí, às 17 horas (de Brasília), na Ressacada. A sequência positiva fez o Glorioso chegar aos 54 pontos, apenas quatro a menos que o líder Fluminense. Já para os catarinenses, goleados pelo Corinthians por 4 a 0 no meio de semana, a reta final do Brasileirão tem se tornado um pesadelo. Com 33 pontos, o time figura na zona de rebaixamento.

Ganhar neste domingo vai fazer o Botafogo manter vivo o sonho de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, que não ganha desde 1995, quando derrotou o Santos na decisão. O técnico Joel Santana e os jogadores, porém, preferem a cautela ao analisar a situação.

"O momento é de felicidade e de alegria e realmente estamos chegando. Estamos entrando em uma festa que não fomos convidados. Porém, sabemos que as nossas dificuldades serão enormes e que temos jogos muito complicados pela frente. Pode parecer discurso, mas agora precisamos pensar em um jogo de cada vez e ver o que vai acontecer. Cada três pontos que conquistamos é um degrau que subimos", disse Joel Santana.

Se a euforia é deixada de lado, os jogadores reconhecem que a vitória sobre o Avaí pode encurtar bem a distância para o título. "Nós teremos uma rodada onde os primeiros colocados só terão pedreira, a começar por nós, que vamos visitar um Avaí que vai fazer de tudo para ganhar. Mas os nossos concorrentes diretos também não terão vida fácil e isso pode ser muito bom se conseguirmos fazer a nossa parte. Tenho convicção de que uma vitória neste domingo pode nos colocar em excelente situação", afirmou o zagueiro Antônio Carlos.

Realmente a rodada pode ser favorável. Fluminense e Corinthians têm clássicos estaduais contra Vasco e São Paulo, respectivamente. Já o Cruzeiro visita o Vitória na Bahia. Apesar deste cenário, os jogadores do Botafogo também entender ter um osso duro de roer pela frente.

"O Avaí será um rival muito complicado, pois apenas a vitória lhe interesse e ele jogará em casa. Seus atletas sabem que ganhar em Santa Catarina é fundamental. Passamos por essa situação delicada no ano passado, ameaçados pelo rebaixamento, e sabemos que os atletas se unem neste cenário", comentou o meia Lucio Flavio.

Joel Santana terá dificuldades para armar seu time. O lateral esquerdo Marcelo Cordeiro, com contratura muscular na coxa esquerda, deve seguir fora. O zagueiro Márcio Rosário, com dores na coxa esquerda, e o volante Somália, com lesão na coxa direita, também foram vetados. A boa notícia é o retorno do lateral direito Alessandro, que cumpriu suspensão contra o Atlético-GO. Assim, Danny Morais deverá compor trio de zaga com Antônio Carlos e Leandro Guerreiro, com Fahel atuando no meio-de-campo e o apoiador Edno sendo improvisado na ala esquerda.

Problemas também não faltam ao Avaí em relação a sua escalação. O técnico Vagner Benazzi mais uma vez não poderá contar com o zagueiro Rafael e o volante Marcinho Guerreiro, ambos o tornozelo direito lesionado, e o atacante Roberto, recuperando-se de um estiramento na coxa direita. Em relação ao confronto diante do Corinthians, mais três perdas. O zagueiro Emerson e o atacante Robinho cumprem suspensão por terem sido expulsos contra o Timão, assim como o atacante Vandinho, que recebeu o terceiro cartão amarelo no mesmo jogo.

Com isso, a dupla de zaga deverá ser composta por Emerson Nunes e Bruno, com Jefferson ganhando vaga no meio-de-campo. No ataque, Válber deverá atuar ao lado de Daniel Thiago. A boa notícia fica por conta do retorno do lateral esquerdo Eltinho, que voltará a ocupar a lateral esquerda após cumprir suspensão contra o Corinthians. Pará ficará como opção no banco de reservas. Em relação ao jogo deste domingo, Benazzi decidiu pedir mais uma vez o apoio dos torcedores.

"Nós sabemos que a nossa situação na tabela de classificação não era a esperada e que o Avaí ainda terá muitas dificuldades para se manter na elite do futebol nacional. Porém, nós no clube jamais deixamos de acreditar e precisamos que os torcedores, mais uma vez, estejam ao nosso lado, transformando a Ressacada em um verdadeiro caldeirão. O Botafogo possui um grande time, briga pelo título, mas não podemos deixar passar a chance de ganharmos em nossa casa", declarou Benazzi.

FICHA TÉCNICA
AVAÍ x BOTAFOGO


Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 7 de novembro de 2010, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Salvio Spinola Filho (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse e Vicente Neto (ambos de SP)

AVAÍ: Zé Carlos, Patric, Emerson Nunes, Bruno e Eltinho; Rudnei, Diogo Orlando, Caio e Jefferson; Válber e Daniel Thiago
Técnico: Vágner Benazzi

BOTAFOGO: Jéfferson, Leandro Guerreiro, Antônio Carlos e Danny Morais; Alessandro, Fahel, Marcelo Mattos, Lucio Flavio e Edno; Jobson e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

Leia tudo sobre: avaíbotafogocampeonato brasileiro

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG