Marcelo Mattos, Elkeson e Rafael Marques marcaram na partida que ficou paralisada 21 minutos por falta de luz

Neuton e Alessandro disputam lance em jogo entre Botafogo e Grêmio
Gazeta Press
Neuton e Alessandro disputam lance em jogo entre Botafogo e Grêmio

Não adiantou mudar o esquema, dar chance a Marquinhos e apostar no contestado Lins. Em nova má jornada fora de casa, o Grêmio não resistiu ao Botafogo , neste domingo, no Engenhão, e perdeu por 2 a 1. Marcelo Mattos, Elkeson e Rafael Marques marcaram os gols da partida

Entre para a Torcida Virtual do Grêmio e convide seus amigos

Twitter iG Grêmio: Notícias e comentários em tempo real

Twitter iG Botafogo: Notícias e comentários em tempo real

O time carioca foi superior desde o começo do jogo, que ficou 21 minutos paralisado por falta de energia. Quem levou o apagão foi Fernando, expulso aos 23 minutos do segundo tempo, situação que dificultou a vida da turma de Renato Gaúcho.

Na próxima rodada, o Botafogo, que subiu para o quarto lugar, desafia o São Paulo, quarta-feira, no Morumbi. O Grêmio terá de se recuperar, no mesmo dia, no Olímpico, contra o Avaí.

null

O jogo
As entrevistas no intervalo resumiram como foi o primeiro tempo. Enquanto os jogadores do Grêmio ressaltaram a necessidade de sair de trás e atacar, os do Botafogo lamentavam a má pontaria em três chances claras desperdiçadas. Muito porque o esquema tático de Renato Gaúcho, com apenas Lins na frente, o 3-6-1, não deu certo.

Marcelo Mattos comemora primeiro gol do Botafogo
Gazeta Press
Marcelo Mattos comemora primeiro gol do Botafogo
Basta ver que o clube gaúcho só conseguiu finalizar aos 30 minutos, quando Douglas lançou Fernando que, dentro da área e sem marcação, chutou em cima de Renan. Àquela altura, Roberson havia entrado no lugar de Marquinhos, com lesão no tornozelo direito. A partir dali, com o retorno do 4-4-2, a partida ficou equilibrada. Lúcio, no minuto seguinte, só não marcou pois Fábio Ferreira salvou em cima da linha.

Muito diferente do que tinha acontecido até então. Desde os quatro minutos, quando Marcelo Mattos bateu de fora da área, Marcelo se tornou figura da partida. Com defesas seguras, o goleiro substituiu o selecionável Victor à altura. Pegou ainda chute de Maicosuel e cabeçada de Herrera.

Então, a segunda etapa deu pinta que iria mudar a partida. O Grêmio controlou os ataques do time carioca e, na base dos contragolpes, passou a construir oportunidades. Aos 14, Douglas serviu Lins. O atacante bateu para fora. Willian Magrão, quatro minutos depois, perdeu a melhor delas. Douglas tabelou com Gabriel. O volante apareceu livre e recebeu, porém, Renan fez ótima defesa.

Dois lances voltaram a determinar a superioridade do Botafogo. Fernando vez falta em Cidinho, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Eram 23 minutos. Piorou, dois mais tarde, quando Elkeson fez boa jogada pela direita e bateu cruzado. Marcelo Mattos interceptou a bola e de cabeça abriu o placar: 1 a 0.

Renato ainda tentou melhorar a produção ofensiva com Leandro, que voltara de lesão muscular na coxa direita, na vaga de Lins. Não deu tempo para analisar. Aos 32, pela terceira fez no ano, faltou energia elétrica no Engenhão. Só no estádio, afinal, havia luz no bairro Engenho de Dentro.

nullDepois de 21 minutos de espera, a partida recomeçou. Elkeson, aos 58, ampliou para 2 a 0. Com Cidinho superando os zagueiros em todas as jogadas, o Botafogo só ampliou pois Marcelo fez outras duas boas defesas. Ainda deu tempo para Rafael Marques descontar. Final: 2 a 1 no Engenhão.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 x 1 GRÊMIO

Local: Engenhão (RJ)
Data: 26 de junho de 2011, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Adailton José de Jesus Silva (SP) e José C. Oliveira dos Santos (SP)
Cartões amarelos: Marcelo Mattos, Caio (Botafogo) e Fernando, Rafael Marques, Mário (Grêmio)
Expulsão: Fernando (Grêmio)

Gols:
Botafogo : Marcelo Mattos, aos 25 minutos, e Elkeson, 58 minutos do segundo tempo.
Grêmio : Rafael Marques, aos 65 minutos do segundo tempo.

BOTAFOGO: Renan; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Marcelo Gallardo), Lucas Zen, Elkeson e Everton (Caio), Maicosuel (Cidinho) e Herrera. Técnico : Caio Júnior

GRÊMIO: Marcelo; Mário, Rafael Marques e Neuton; Gabriel, Fernando, Willian Magrão, Marquinhos (Roberson), Douglas e Lúcio; Lins (Leandro). Técnico : Renato Gaúcho

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.