Fundador da Fogo-Duro na década de 60, Russão vinha lutando contra diversos problemas de saúde, como diabetes

O Botafogo perdeu na manhã desta terça-feira um dos maiores símbolos de sua torcida. Morreu aos 62 anos João Faria da Silva, o Russão, considerado torcedor-símbolo do clube. Russão vinha lutando contra diversos problemas de saúde, como diabetes, que levou à amputação de uma de suas pernas.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Com a saúde debilitada, Russão vinha encontrando dificuldades para ir aos jogos. Seu tratamento era custeado pela diretoria do clube, a pedido do presidente Maurício Assumpção. Russão começou sua vida de torcedor do Botafogo na década de 60, quando fundou a Fogo-Duro, composta por torcedores que não tinham dinheiro para pagar ingressos.

Leia também: Oswaldo treina o Botafogo com Fellype Gabriel entre os titulares

Na década de 70, acabou atuando ao lado de Tarzan, outro torcedor-símbolo do clube. Em 1981 fundou a "Folgada do Russão", que passou a ser figura constante nos jogos do Botafogo até o fim da década passada, quando foi extinta por conta dos problemas de saúde de seu presidente.

Veja ainda: Túlio Maravilha faz cinco gols e diz que faltam 17 para o milésimo

Russão, que em 1995 ajudou a capinar o terreno de General Severiano quando o clube recuperou na Justiça a sua sede, esteve presente nas eleições do clube em 2011, quando apoiou a reeleição de Maurício Assumpção. Na manhã desta terça-feira o clube decretou luto e divulgou nota oficial, reproduzida abaixo na íntegra:

"O Botafogo comunica e lamenta o falecimento na manhã desta terça-feira de um seus torcedores-símbolo: João da Silva Faria, o Russão. O clube decreta luta oficial de três dias e hasteia sua bandeira a meio mastro, além de colocar à disposição suas dependências para o velório. Haverá um minuto de silêncio antes da partida entre Botafogo e Americano, quinta-feira, em Campos. Exemplo de amor e dedicação ao Botafogo, Russão sempre defendeu os interesses do clube e o representou nas arquibancadas. A Folgada do Russão, durante anos, foi uma das principais torcidas organizadas do Glorioso.

O Botafogo presta solidariedade à família de um torcedor apaixonado, que dedicou grande parte de sua vida ao clube, e será uma eterna referência nas arquibancadas."

Ajude a aumentar a torcida virtual do Botafogo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.