Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Bota e Fla perdem fôlego e Libertadores pode ter só dois cariocas

Equipes do Rio, que dominaram o G5 em boa parte do campeonato, podem ter apenas Vasco e Flu com vaga

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

Apenas seis rodadas atrás, na 30ª do Campeonato Brasileiro, os quatro clubes cariocas integravam o G5 e permitiam que seus torcedores sonhassem com um fato histórico. Nunca na história da Copa Libertadores, mais que duas equipes do Rio de Janeiro se classificaram para uma mesma edição do torneio. Porém, o quadro que parecia muito favorável se tornou mais desanimador. Ao menos para Botafogo e Flamengo.

Veja a tabela atualizada do Campeonato Brasileiro e faça as contas para seu time

O time de General Severiano demitiu o técnico Caio Júnior após a derrota para o América-MG, na última quarta-feira. O 'choque' no elenco não adiantou e o Botafogo voltou a ser batido no final de semana, desta vez para o Internacional. Foi a quarta derrota consecutiva do time no Brasileirão, que em queda livre na tabela, é o oitavo colocado, com 55 pontos, e precisaria vencer seus dois jogos e torcer por tropeço dos rivais para se classificar à Libertadores.

Foram 23 rodadas dentro do G5, mas com queda de rendimento de jogadores importantes, como Elkeson e Cortês, e as variações na escalação do time, fizeram o Botafogo praticamente ficar fora da disputa.

Leia mais: Perto de recorde no Fluminense, Fred é exaltado por Abel Braga

O Flamengo, por sua vez, tem mais chances de conquistar a vaga. Com 57 pontos, a equipe só está atrás de Internacional, 4º colocado, e Figueirense, 5º, pelo número de vitórias como critério de desempate. Além disso, na próxima rodada o time carioca enfrenta justamente o Inter, em um jogo de 'seis pontos'. Caso consiga vencer, o Flamengo volta a depender de si na última rodada, contra o Vasco.

Veja mais: Mattos pede desculpas à torcida e diz que título "estava na mão"

AE
Caio Júnior não suportou sequência negativa e foi demitido do Botafogo

Foram 24 rodadas no G5, inclusive com o time da Gávea seguindo de perto o Corinthians entre a 13ª e a 19ª rodada, na vice-liderança da competição.

As vaias da torcida do Flamengo após o empate contra o Atlético-GO, na última rodada, fizeram o zagueiro Alex Silva reclamar da falta de apoio ao time vinda das arquibancadas. Já o técnico Vanderlei Luxemburgo, em tom mais ameno, preferiu rebater as críticas e pedir o apoio dos torcedores para as últimas rodadas.

Veja também: Bernardo se irrita com dividida e abandona treino do Vasco

Quem está acompanhando a disputa 'de camarote' é o Vasco. Já classificado para a competição internacional por ter vencido a Copa do Brasil, o time de São Januário se concentra apenas na disputa pelo título do Brasileirão e da Copa Sul-Americana. O Santos, por ser o atual campeão do torneio internacional, também está garantido na Libertadores 2012.

Leia mais: Luxemburgo rebate críticas e pede ajuda ao Flamengo

Já o Fluminense, com a goleada sobre o Figueirense, no último domingo, está matematicamente classificado para a pré-Libertadores. Com 62 pontos, na terceira colocação, o time precisa apenas de um empate nas duas próximas rodadas para garantir a vaga direta ao torneio. 

Leia tudo sobre: BotafogoFlamengoFluminenseVascoBrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG