Lateral-esquerdo tem melhor média em desarmes, passes certos e posse de bola da equipe do Botafogo

Convocado pelo técnico Mano Menezes para os amistosos da seleção brasileira contra a Argentina , que serão disputados nos dias 14 e 28 de setembro, o lateral-esquerdo Cortês , do Botafogo , pode ter sido uma surpresa para muitos torcedores, mas os números do jogador neste Campeonato Brasileiro mostram que a aposta do técnico da seleção foi acertada.

Entre para a Torcida Virtual do Botafogo e convide seus amigos

Contratado pelo time de General Severiano no começo do ano, após realizar um bom Campeonato Carioca com o Nova Iguaçu, Cortês se adaptou rapidamente e ganhou a posição de titular na disputa com Márcio Azevedo. De jogador da segunda divisão do Campeonato Carioca em 2010, o lateral se tornou peça fundamental no esquema do técnico Caio Júnior e agora comemora a primeira convocação.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Cortês se destaca individualmente nas estatísticas do Botafogo. O lateral-esquero tem a melhor média de desarmes da equipe carioca, com 45 roubadas de bola em 13 partidas, média de 3,5 por jogo. Na segunda colocação aparece o volante Marcelo Mattos, com 47 desarmes certos em 16 jogos, média de 2,9 por partida. Outra estatística que Cortês lidera é a de posse de bola. O jogador fica em média 2,05 minutos com a bola nas partidas do Botafogo.

Veja a classificação e a tabela de jogos do Brasileirão

Nos passes certos, mais uma vez Cortês aparece com a melhor marca da equipe carioca. Foram 524 em 13 jogos, média de 40,3. Na segunda colocação está o lateral-direito Alessandro, com 552 em 14 jogos, média de 39,4 passes corretos por partida. Nos dribles certos, Cortês é o segundo colocado, com 35 fintas em 13 jogos, média de 2,7, ficando atrás somente do meia Elkeson, que soma 57 em 18 jogos, média de 3,2. Os números são da Footstats e estão disponíveis para iPhone e iPad.

Tenha as estatísticas no seu iPhone e faça comparações entre times e jogadores

Para a partida contra o Ceará, na próxima quarta-feira, às 16h, no estádio Engenhão, Cortês não poderá 'comemorar' a convocação. O lateral-esquerdo recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras e está suspenso automaticamente. Para os duelos pela seleção, o jogador não perderá partidas, já que não existem rodadas nas datas dos amistosos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.