Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Blatter e Bin Hammam vão disputar presidência da Fifa

Atual presidente está no poder há treze anos e buscará quarto mandato, mas diz que esta será sua última eleição

AE |

selo

A Fifa anunciou nesta segunda-feira que o suíço Joseph Blatter, seu atual presidente, e o catariano Mohamed Bin Hammam serão os únicos candidatos à presidência da entidade em eleição marcada para o dia 1º de junho. O prazo para apresentação das candidaturas havia se encerrado na sexta-feira.

Blatter, de 75 anos, é o presidente da Fifa há 13 anos e buscará um quarto mandato de quatro anos. O suíço afirmou que esta será a sua última eleição na entidade. Já Bin Hammam é o presidente da Confederação Asiática de Futebol e teve um papel importante na campanha vitoriosa de seu país para ser escolhido a sede da Copa do Mundo de 2022.

A eleição será realizada durante o Congresso da Fifa em Zurique, onde cada uma das 208 associações filiadas tem direito a um voto, desde que não estejam suspensas. O jornalista norte-americano Grant Wahl tentou se candidatar, mas não conseguiu o apoio formal de nenhuma associação, e o ex-jogador chileno Elias Figueroa desistiu de participar da disputa na última quinta-feira. Assim, a eleição terá mesmo apenas dois candidatos.

Blatter foi eleito para a presidência da Fifa pela primeira vez em 1998 ao derrotar o sueco Lennart Johansson, que era o presidente da Uefa, por 111 a 80. Em 2002, ele superou o camaronês Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol, por 139 a 56. Já em 2007, o suíço foi reeleito sem ter um adversário. Agora, precisará superar Bin Hammam para permanecer na presidência da Fifa.

Leia tudo sobre: futebol mundialfifablatter

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG