Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Blatter apela até para tenor Plácido Domingo em conselho da Fifa

Em busca de credibilidade, suíço monta "Comitê de Sábios" e chama Henry Kissiger e Johan Cruyff, além de tenor

iG São Paulo |

O tenor espanhol Plácido Domingo, cuja experiência com o futebol remonta ao célebre show "Os Três Tenores", no encerramento da Copa do Mundo de 1990, na Itália, é agora uma das armas do suíço Joseph Blatter na tentativa de resgatar a credibilidade da Fifa.

Em entrevista para a rede CNN nesta segunda-feira, Blatter falou sobre o maior desafio de seu quarto e último mandato à frente da entidade. O suíço foi reeleito no último dia 1º em meio a diversas denúncias de suborno envolvendo membros do Comitê Executivo (alto escalão da Fifa).

Veja como funciona o processo eleitoral na Fifa

Uma das medidas anunciadas por Sepp Blatter é a criação de um "Comitê de Soluções", formado por personagens distantes do mundo da cartolagem. É o caso de Plácido Domingo, de 70 anos, além do ex-secretário de estado dos EUA, Henry Kissinger, de 88 anos, e do ex-craque holandês Johan Kruyff, de 64 anos.

"Estes cavalheiros serão conselheiros. Eles não são especialistas, mas conselheiros, que devem formar uma espécie de conselho de sábios", explicou Blatter. "Acredito que meu Comitê Executivo não vá gostar, porque eles acreditam já ser o conselho de sábios", cutucou.

Vale lembrar que o brasileiro Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), faz parte do Comitê Executivo da entidade.

"O Plácido Domingo vai fazer parte deste conselho.  Ele está feliz e orgulhoso, assim como o Kissinger! Dizem que o Kissinger já está velho, mas ele é um homem sábio."

Getty Images
Blatter afirmou que corrupção terá "tolerância zero"
Acusações comprometedoras
Blatter foi candidato único nas eleições do dia 1º de junho, já que seu principal oponente, o dirigente Mohamed Bin Hammam, do Catar, foi suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa às vésperas do pleito.

O catariano é suspeito de ter oferecido suborno a outros membos da entidade em troca de votos. Jack Warner, de Trinidad e Tobago, presidente da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte e do Caribe), também foi suspenso. Os dois teriam organizado uma reunião com colegas a fim de oferecer dinheiro em troca de votos.

Em outro episódio, Warner divulgou e-mail redigido pelo secretário geral da Fifa e braço direito de Blatter, Jérome Valcke, no qual o dirigente francês insinua que o Catar comprou votos para ganhar o direito de receber a Copa do Mundo de 2022 .

Amigos para Sempre
Placido Domingo, o novo integrante do "Conselho de Sábios" da Fifa, formou em 1990 o grupo "Os Três Tenores" ao lado do italiano Luciano Pavarotti (morto em 2007) e do também espanhol José Carreras.

O primeiro grande show do trio foi em Roma, no encerramento da Copa de 90, mas diversos outros concertos foram realizados ao longo da década, com a venda de milhões de álbuns.

O maior sucesso do trio foi a música "Amigos para Siempre".

 

Leia tudo sobre: FifaJoseph Blatter

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG